Comunicado oficial à classe médico-veterinária: mutirões de castração

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP)tem recebido constantemente denúncias acerca de mutirões de castração. A maioria diz respeito às irregularidades encontradas neste tipo de atividade, como instalações precárias, péssimas condições higiênico-sanitárias, procedimentos inadequados e ausência de bem-estar animal.

Estes programas de castração estão em inconformidade com as legislações
vigentes que versam sobre a realização de tal prática, como o Decreto Estadual nº40.400/95 e Resoluções CFMV nº722/02, nº962/10 e nº1015/12.

O CRMV-SP orienta que os procedimentos de contracepção de cães e gatos devem fazer parte de uma política de saúde pública e de bem-estar dos animais e das pessoas, com o objetivo de promover educação em saúde e guarda responsável. As instalações devem contemplar ambientes para pré, trans e pós operatório com equipamentos e materiais necessários, recepção dos responsáveis pelos animais, além de sanitários para uso da equipe e do público.

O médico veterinário responsável técnico pelo evento, com a Anotação de Responsabilidade Técnica devidamente homologada pelo CRMV-SP, deve promover a gestão da qualidade dos procedimentos em todas as suas etapas: gerenciamento de resíduos de serviços de saúde animal, procedimentos anestésicos e cirúrgicos, período de recuperação anestésica, dentre outros.

Vale enfatizar também o alto risco de transmissão e difusão de doenças, inclusive zoonoses, que a aglomeração de animais, característica desses eventos, pode possibilitar. A presença do médico veterinário para constatar e impedir que animais doentes permaneçam no local as atividades facilita a atuação desta Autarquia sobre o exercício da profissão.

A inobservância, pelos médicos veterinários, aos princípios éticos, incluindo a parte técnica, durante a atuação profissional pode levar à instauração de processo ético e culminar na aplicação de severas penalidades e encaminhamento aos demais órgãos competentes, como os Ministérios Públicos Estadual e Federal.

Ressalta-se que já existem colegas respondendo a processos éticos, em razão de atuação em mutirões de castração por prática de atos que caracterizam imperícia,imprudência e/ou negligência. Além do processo ético, o médico veterinário também pode responder civil e criminalmente pelos seus atos.

Ao assumir a responsabilidade técnica de programas de castração, o médico veterinário deve cumprir as disposições legais, técnicas e éticas e, sobretudo,estar comprometido com a saúde e o bem-estar dos animais, a proteção da sociedade e a preservação do meio ambiente, em respeito à profissão e aos demais colegas. Portanto, o seu trabalho não deverá, de forma alguma, ser pautado pela projeção política dos organizadores desses mutirões.

Em razão disso, o CRMV-SP vem em defesa da sociedade, dos animais e da nobre profissão de médico veterinário, alertar os profissionais que não admitirá que tal situação se perpetue. Para tanto, as fiscalizações a este tipo de atividade estão sendo intensificadas, inclusive aos finais de semana.

Francisco Cavalcanti de Almeida

Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo

Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
06.05_Premios_CFMV_MATERIA