Médicos-veterinários de Animais Selvagens

A Comissão Técnica de Médicos-veterinários de Animais Selvagens tem como propósito assessorar o CRMV-SP nos temas relacionados a animais silvestres. Desde 2010, atua de forma dinâmica e proativa, zelando pelo bem-estar e sanidade desses animais, orientando quanto a Saúde Única neste contexto, assim como pela promoção de capacitações técnicas. Devido à grande diversidade da fauna brasileira e a necessidade de mantê-la, a área é de extrema importância e engloba diversas classes de animais, como invertebrados, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. A comissão tem sido responsável por debater e promover campanhas relacionadas a temáticas como o combate a violência e ao tráfico de animais, assim como a conservação de espécies ex situ e in situ. Paralelamente, cresce o interesse da população por animais silvestres como pet, e, consequentemente, a procura por profissionais que atuem neste segmento. Nessa área ainda é possível atuar em Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), obras públicas, estudos ambientais e resgate de fauna, aeroportos e zoológicos.

Comissão Técnica

Fabrício Braga Rassy

Presidente

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará e residência em Medicina Veterinária de Animais Selvagens pela Unesp-Botucatu. Mestre e doutor em Ciências, com foco em Anestesiologia. Trabalhou como médico-veterinário do Zoológico de Sorocaba, na Fundação Mamíferos Aquáticos em Aracaju, é docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Conservação de Fauna PPGCFau da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Atualmente é médico-veterinário do Zoológico de São Paulo.

Arsenio Caldeira

Graduado em Medicina Veterinária (USP). Possui experiência em clínica e cirurgia de pequenos animais, animais silvestres e equinos. Foi médico-veterinário na Polícia Militar do Estado de SP e no Zoológico Municipal de Guarulhos (SP). Foi professor em cursos de graduação e pós-graduação. Atua na área de piscicultura, com foco na área de ornamentais.

Arsênio Caldeira Baptista Junior

Cristina Maria Pereira Fotin

Membro Efetivo

Graduada em Medicina Veterinária (USP). Possui especialização em Homeopatia (FACIS-IBEHE). Mestre em Ciências (USP). Foi diretora da Abravas e da SPMV. Coordenadora de curso de pós- graduação. Atua como palestrante. Exerce a clínica médica e cirúrgica de cães, gatos e animais silvestres.

Cristina Fotin

Graduada em Medicina Veterinária (UEL). Tecnóloga em Gestão Ambiental (IFE). Possui treinamento em Manejo e Reprodução de espécies ameaçadas de extinção pelo Jersey Wildlife Preservation Trust, na Inglaterra; pós-graduação em Animais Silvestres na Clínica Veterinária (Anclivepa); e curso de Planejamento de Saúde Pública Veterinária, aplicado no SUS/Nasf (Unesp). Atua no Centro de Manejo de Fauna Silvestre Ex situ, ligado a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Helia Maria Piedade

Fernanda Battistella Passos Nunes

Membro Efetivo

Graduada em Medicina Veterinária e mestre em Ciências pela FMVZ-USP. Doutoranda pelo VRA-FMVZ-USP. Desde 2016 é habilitada para fornecer Guia de Trânsito Animal (GTA) para fins de trânsito para animais e aves silvestres. Sócia da empresa AZNunes, responsável técnica nos empreendimentos de manejo de animais silvestres in situ (manejo de capivaras em áreas de risco de transmissão da Febre Maculosa Brasileira) e ex situ (mantenedores e criadouros comerciais de fauna silvestre nativa e exótica) autorizados pelo DeFau-SMA-SP.

Na foto há um homem branco, em pé, com camisa preta. Este é Lucas Andrade Carneiro

Graduado em Zootecnia (UFPR). Mestre e doutorando em Zootecnia, na área de Nutrição Animal (UFPR). É membro do Comitê de Nutrição da Associação Latino-americana de Zoológicos e Aquários (ALPZA). Zootecnista no Zoológico de São Paulo, possui experiência na área de nutrição animal e gestão pública.

Lucas Andrade Carneiro

Fabrício Braga Rassy