Sexta-Feira, 15 de dezembro de 2017
19-04-2017
CFMV lança campanha sobre bem-estar animal. Participe!

Durante cerimônia de abertura do IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal, nesta terça-feira (18/04), em Porto Alegre (RS) o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou uma campanha nacional para informar e conscientizar a população sobre o bem-estar animal. A campanha destaca que os médicos veterinários e zootecnistas são os grandes aliados da população na busca por um bem-estar único.

O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, lançou a campanha no evento e ressaltou a importância dessa integração. “Não podemos ficar restritos apenas ao bem-estar humano, animal ou da natureza, mas entender que somos uma célula única e interdependente e que é possível estabelecer uma convivência saudável entre todos”, disse.

Os animais são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir emoções como medo e felicidade. Na atualidade, a sociedade cada vez mais reconhece a importância de pensar alternativas para minimizar a dor e o sofrimento dos animais.

Em todas as áreas, seja para animais de produção, de companhia, selvagens ou de laboratório, o bem-estar deve ser considerado e o comportamento de cada espécie conhecido pelo médico veterinário e zootecnista para que suas necessidades sejam atendidas.

A promoção do bem-estar animal anda de mãos dadas com a promoção do bem-estar humano e da sustentabilidade. É o chamado Bem-estar Único, conceito ligado ao de Saúde Única, que fala da integração entre a saúde e o bem-estar dos animais, seres humanos em harmonia com o meio-ambiente.

“Ao cuidar do cão e vaciná-lo ou castrá-lo, por exemplo, diminuímos o risco de doenças para os outros cães e seres humanos, assim como diminuímos a pressão ambiental que existiria caso a reprodução não fosse controlada”, explica a médica veterinária Carla Molento, presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea) do CFMV.

Sobre a campanha

A campanha contará com ações variadas, que buscam levar as pessoas e os profissionais à reflexão e ao maior entendimento sobre o bem-estar animal. Uma página foi criada no Portal do CFMV para reunir todas as peças da campanha. Uma delas é um quiz, produzido para testar seus conhecimentos sobre o tema. Faça agora e publique seu resultado!

O vídeo produzido para a campanha será exibido nos canais AXN, Animal Planet, Globo News e Canal Rural e também em salas de cinema de todo o Brasil.

Também no Portal do CFMV, estão disponíveis cinco podcasts com a participação do médico veterinário Marco Antônio Gioso e da zootecnista Meyb dos Santos. Os dois discutem temas ligados ao bem-estar em um bate-papo e citam exemplos que esclarecem as principais dúvidas e questões da sociedade, seja dentro de casa, seja no campo.

Fonte: Portal do CMFV.

Rua Apeninos, 1.088 - Paraíso - São Paulo