Sabado, 29 de abril de 2017
19-04-2017
Eliel Judson Duarte é agraciado pelo CFMV com o Prêmio Paulo Dacorso Filho

O primeiro dia do IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal, que teve início nesta terça-feira (18), em Porto Alegre (RS), contou com a entrega do Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho, edição de 2015, ao médico veterinário Eliel Judson Duarte de Pinheiro. A entrega de placa e medalha em homenagem ao profissional foi feita pelo presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

“Pela trajetória profissional do agraciado, entrego agora o título que irá honrar nossa profissão”, proclamou Arruda.

O médico veterinário Eliel Pinheiro é formado pela Universidade Federal da Bahia e mestre em zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É considerado promotor da qualidade no ensino da Medicina Veterinária, tendo contribuído para incontáveis estudos, especialmente àqueles ligados ao aperfeiçoamento da produção animal. Entre as funções que exerceu, está a de consultor do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais na avaliação das condições de ensino de cursos de graduação.

Também foi conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado da Bahia, além de ter sido vice-presidente, conselheiro e tesoureiro do CFMV e presidente da Comissão Nacional do Ensino de Medicina Veterinária do CFMV, entre outros cargos.

“Esta distinção tem um significado especial em minha vida. Não realizei nada de extraordinário, senão o esforço por dignificar a minha profissão e praticar o bem”, afirmou o agraciado.

Segundo ele, o compromisso da profissão deve estar em pilares que incluem a solidariedade, o culto à paz, à liberdade, o respeito à diversidade, à sustentabilidade ambiental e à equidade. “Não podemos silenciar no combate às injustiças. A educação de qualidade nivela oportunidades e forma cidadãos mais preparados e conscientes para seu papel social e político”, afirma.

Ele ressalta que Paulo Dacorso foi um exemplo para atuais e futuras gerações e fala da importância do Congresso. “Este quarto congresso contempla temas consagrados na Medicina Veterinária brasileira e que tive o privilégio de acompanhar o crescimento e ver que hoje reverberam na sociedade”, finaliza Pinheiro.

Sobre o prêmio

O nome do Prêmio é uma homenagem ao médico veterinário Paulo Dacorso Filho, um dos grandes representantes da Medicina Veterinária, falecido em 1975. Ele é considerado um exemplo intelectual, de ética, moral e dedicação às principais causas da Medicina Veterinária e do CFMV.

Os nomes dos indicados para concorrer à edição de 2015 do Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho foram encaminhados ao CFMV e os currículos de cada profissional foram submetidos à avaliação em Sessão Plenária.

Fonte: Portal do CFMV.

Rua Apeninos, 1.088 - Paraíso - São Paulo