Domingo, 22 de outubro de 2017
20-04-2017
CRMV-SP participa de discussão e construção de proposta de programa em saúde e bem-estar animal

Na última segunda-feira, dia 17, a diretoria do CRMV-SP participou de reunião para discutir e construir uma proposta de programa de atenção em saúde e bem-estar animal na cidade de São Paulo. A iniciativa é de autoria do vereador Rodrigo Goulart e tem como objetivo integrar, diagnosticar e operacionalizar ações interventivas sobre saúde animal no município, envolvendo o Conselho, os setores público e privado, e as instituições de ensino e pesquisa, na busca pela redução de riscos e danos impactantes a sociedade.

Durante a reunião, o presidente do CRMV-SP, Dr. Mário Eduardo Pulga, falou sobre a importância do envolvimento e participação ativa de médicos-veterinários nas decisões políticas. “Nossa profissão é inserida no conceito de Saúde Única e foi criada com o dever de prevenir e curar doenças de animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço à humanidade. Discutir grandes assuntos é uma forma de fortalecer a profissão e oferecer aos colegas um Conselho mais ativo”, disse.

Segundo o vereador Rodrigo Goulart, São Paulo é a quarta metrópole urbana do planeta com maior população animal integrada, representada principalmente pelas espécies canina e felina, direta e indiretamente envolvida com a população humana e o meio ambiente em que se relacionam. A extensão e diversidade territorial do município em seus limites vizinhos permite também o livre trânsito, inclusive, entre espécies silvestres e domésticas contíguas.

“O relacionamento direto e indireto entre espécies animais e seres humanos determina preocupantes e crescentes fatores de risco sanitários e ambientais. Por isso, a atenção à saúde e bem-estar animal requer uma iniciativa urgente, organizada e profissional, dos setores público, privado e acadêmico, a fim de promover ações que atendam às necessidades da população”, explicou o vereador.

Representantes dos cursos de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), Universidade São Judas Tadeu e Universidade Anhembi Morumbi também estiveram presentes durante o evento. Novas reuniões para discutir o assunto deverão ser agendadas em breve.

Rua Apeninos, 1.088 - Paraíso - São Paulo