Fale Conosco  
 
 
 
Segunda-Feira, 29 de maio de 2017
15-05-2017
CFMV recebe até o dia 30 de julho indicações para os prêmios Paulo Dacorso Filho e Octávio Domingues

Até o dia 30 de julho podem ser indicados nomes de profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia para concorrer aos prêmios Paulo Dacorso Filho e Octávio Domingues. A homenagem é prestada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) desde 1977 a médicos veterinários e zootecnistas que, com seus trabalhos, prestaram relevantes serviços ao país.

Os vencedores dos prêmios recebem uma placa, um bóton especial e uma medalha. Médicos veterinários de todas as regiões do país já receberam a homenagem. Clique aqui e saiba mais.

Como indicar

Qualquer pessoa física ou jurídica (pública ou privada) pode indicar um nome. Segundo o artigo 3º da resolução que aprova o estatuto do Prêmio, "as indicações deverão ser acompanhadas de memorial e documentos comprobatórios, que serão analisados e julgados pelo Plenário do CFMV".

Os currículos, os memoriais e toda a documentação que comprove a carreira dos indicados são submetidos à avaliação dos conselheiros do CFMV em Sessão Plenária.

“Estes são os mais importantes prêmios da Medicina Veterinária e Zootecnia brasileira, outorgados anualmente pela maior entidade da profissão no país”, afirma o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda.

O envio de indicações pode ser feito por correio para o CFMV no seguinte endereço:

Conselho Federal de Medicina Veterinária

SIA Trecho 6, lt.130 e 140, Brasília-DF, CEP 71205-060 com a indicação “Indicação para o Prêmio Paulo Dacorso ou Prêmio Octávio Domingues”, ou pelo e-mail: cfmv@cfmv.gov.br

Sobre os prêmios

O nome do prêmio Paulo Dacorso Filho é uma homenagem ao médico veterinário Paulo Dacorso Filho, que dedicou sua carreira às principais causas da Medicina Veterinária e do CFMV, do qual foi integrante. Formado pela Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil, em 1934, fez parte de várias associações e sociedades. O título de Mestre em Patologia foi concedido pela Universidade Wisconsin, Estados Unidos, em 1947.

Como professor, lecionou em instituições do Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. Publicou cerca de 70 artigos científicos e ocupou diversos cargos em respeitadas instituições.

No Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi diretor do setor de Veterinária entre 1966 e 1974 e conselheiro entre 1960 e 1965. Paulo Dacorso Filho morreu em 1975.

Já o prêmio Octávio Domingues é uma homenagem a Octávio Domingues, autor de diversos estudos de importância para o desenvolvimento da Zootecnia no Brasil. Nascido em Xapuri (AC), ele foi o primeiro professor de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura do Pará, em 1918. Graduou-se como engenheiro agrônomo em Piracicaba (SP) e pós graduou-se nos Estados Unidos.

Lecionou a disciplina ‘Zootecnia Geral’ na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, onde cursou a graduação. Mais tarde, passou a professor catedrático de Zootecnia Especial da Escola Nacional de Agronomia, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Representando a UFRRJ integrou a equipe de professores enviados aos Estados Unidos para avaliação dos procedimentos administrativos, didáticos, de pesquisa agronômica e extensão rural adotados pelo Sistema Universitário Norte-Americano dos “Laind Grant Colleges”.

Fonte: Portal do CFMV.

 
 
             

Rua Apeninos, 1.088 - Paraíso - São Paulo
Cep: 04104-021 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.