Segunda-Feira, 21 de agosto de 2017
12-06-2017

Médicos-veterinários devem ficar atentos a cada etapa da nova proposta de Programa Nacional de Erradicação da Febre aftosa (PNEFA)

Fonte: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/febre-aftosa/pnefa-2017-2026/arquivos/3_pe_pnefa_infografico_versao-final_29_3.pdf

Realizada entre 6 a 7/04/2017, em Pirenópolis (GO) a 44ª COSALFA teve como tema principal, conforme apresentação do Dr. Guilherme Marques, Diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA e coordenador do evento a proposta de nova fase do PNEFA. Baseada em estudos científicos, pretende-se a eliminação do vírus C da composição vacinal e a retirada gradual da vacinação de 2019 a 2021, em 5 blocos de unidades federativas:

- Bloco I – Acre e Rondônia: retirada da vacinação em Maio/19;

- Bloco II - Amazonas, Amapá, Pará, e Roraima: retirada da vacinação em Junho/20;

- Bloco III - Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte: retirada da vacinação em Junho/20;

- Bloco IV - Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins: retirada da vacinação em Junho/21;

- Bloco V: Rio Grande do Sul e Santa Catarina: retirada da vacinação em Junho/21.

O plano brasileiro mostrou-se muito bem fundamentado e pode ser observado com detalhes no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Isto exigirá mudança de paradigma em todos os envolvidos nos processos de produção de animais sensíveis à enfermidade, pois o programa de prevenção, controle e erradicação da Febre Aftosa foi desenvolvido de uma forma por décadas, sendo que deverão ser redesenhados propostas, objetivos e relações existentes, com novas concepções, onde as palavras essenciais desta evolução deverão ser CONFIANÇA e TRANSPARÊNCIA.

Uma definição ousada, mas factível, que bem cumprida trará ganho a todos!

Rua Apeninos, 1.088 - Paraíso - São Paulo