Fale Conosco  
 
 
 
Terça-Feira, 21 de novembro de 2017
09-09-2017
Caros colegas, feliz Dia do Médico-Veterinário!

Hoje, mais uma vez celebramos a nossa profissão. E este ano, é com muito orgulho que realizaremos em comemoração ao nosso dia, a 1ª Semana do Médico-veterinário, nas cinco cidades com maior número de profissionais no Estado: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, Santos e São Paulo.

Será uma grande oportunidade de atualização profissional em temas relacionados à gestão e a saúde pública, com destaques para zoonoses como a leishmaniose e a esporotricose. Abordaremos também a importante inserção do médico-veterinário nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família, equipes de saúde municipais multidisciplinares.

No ano em que se realizam as primeiras conferências municipais, regionais e estaduais de Vigilância em Saúde, com o objetivo de definir as diretrizes do programa nacional, consideramos importante a mobilização de nós, profissionais médicos-veterinários, no sentido de reafirmarmos nosso papel como agentes de saúde pública.

Afinal, 70% das doenças humanas emergentes e reemergentes são de origem animal e podem ser prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária e outras profissões da área da saúde. É, por isso, que trabalhamos na campanha deste ano o conceito “Para o médico-veterinário saúde é uma só”, mostrando a união indissociável entre a saúde animal, ambiental e humana.

Além do consumo de produtos de origem animal, o vínculo entre tutores e pets cresce a cada dia, ampliando as possibilidades de transmissão de zoonoses. Cresce ainda o número de doenças cuja proliferação se dá por problemas ambientais e animais sinantrópicos, que podem ser diagnosticados por nós, médicos-veterinários, verdadeiros agentes de saúde pública. Em breve, colocaremos a disposição dos profissionais o material da campanha, assim como já fizemos em outras oportunidades.

E para completar nossa homenagem, este ano, mais uma vez, premiaremos os profissionais indicados como destaques nas áreas de Clínica Veterinária, Empreendedorismo, Cirurgia e Anestesiologia, e Saúde Pública Veterinária. E, com grande honra, também reconheceremos, em uma homenagem póstuma, o relevante trabalho desenvolvido pela médica-veterinária Maria de Lourdes Reichmann em prol da Medicina Veterinária e da Saúde Pública.

Mais uma vez, deixo meus votos de parabéns a todos os colegas médicos-veterinários pelo nosso dia!

Dr. Mário Eduardo Pulga, presidente do CRMV-SP.

 
 
             

Rua Apeninos, 1.088 - Paraíso - São Paulo
Cep: 04104-021 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.