Fale Conosco  
 
 
 
Sexta-Feira, 19 de janeiro de 2018
12-01-2018
Filhotes de tucano são resgatados no interior de São Paulo

Dois filhotes de tucano-de-bico-verde foram encontrados dentro de um poste de madeira retirado do sistema de iluminação de um condomínio, no Jardim Ibiti do Paço, em Sorocaba (SP). O achado aconteceu, na última terça-feira (9), quando a administração do condomínio decidiu remover o poste, que dias antes tinha sido trocado pela concessionária CPFL por outro de cimento e estava sem função.

Os pequenos tucanos, com idade estimada em 15 dias, estavam numa parte oca do poste, transformada em ninho pelas aves. De acordo com guardas ambientais, a retirada foi decidida porque o poste já havia sido removido do local em que estava, o que poderia implicar na rejeição dos filhotes pelos pais. Os tucanos adultos não foram vistos nas imediações.

As aves receberam os primeiros cuidados no local e foram encaminhadas ao Parque Zoológico Quinzinho de Barros. A equipe de biólogos e veterinários do zoo municipal alimenta os filhotes com papinha rica em nutrientes, aplicada diretamente nos bicos. Eles também permanecem em recinto com temperatura controlada.

O plano da equipe é criar os pássaros até que atinjam idade para serem devolvidos à natureza.

A espécie era comum em grande parte do Estado de São Paulo, mas tem se tornado rara em muitas regiões devido à destruição de seu habitat natural.

Com informações de Portal R7.

 
 
             

Rua Apeninos, 1.088 - Paraíso - São Paulo
Cep: 04104-021 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.