Fale Conosco  
 
 
 
Segunda-Feira, 28 de maio de 2018
02-05-2018
Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries já tem a homenageada de sua primeira edição

Com quase 40 anos de carreira na Zootecnia e um trabalho dedicado ao Melhoramento Genético Animal, a Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz foi a profissional com mais votos para receber a premiação

Texto: Assessoria de Comunicação do CRMV-SP

A história de sua família com a produção animal levou a Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz a escolher a Zootecnia. Em 1981, último ano de sua graduação, que cursou na Universidade Estadual Paulista (Unesp), apaixonou-se pelo área de Melhoramento Genético Animal, direcionando suas pesquisas de mestrado e doutorado e uma trajetória de 33 anos à esse campo da profissão. Certamente, essa dedicação e a paixão com a qual conduziu seu trabalho contribuíram para sua indicação com a maioria dos votos para o Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries, que será realizado pela primeira vez pelo CRMV-SP, durante o I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo, no dia 18 de maio de 2018.

Para Sandra, receber a premiação foi uma surpresa e também uma espécie de coroação para finalizar suas atividades profissionais. Isso porque este ano a zootecnista concretizou um plano que vinha estruturando nos últimos anos: aposentar-se.

“Soube que o prêmio seria realizado, mas nunca imaginei que pudesse ser indicada para recebê-lo, ainda mais neste momento de desfecho da minha carreira. Estou muito feliz e agradecida”, afirmou Sandra.

A zootecnista também se disse emocionada pelo fato de a premiação levar o nome do Prof. Dr. Luiz Alberto Fries (1951-2007), com quem ela teve a oportunidade de trabalhar por alguns anos e pôde ver de perto o afinco e a dedicação com que Fries atuava. “Eu nunca vi um profissional que soubesse tanto quanto o Luiz. Além disso, ele era um ser humano incrível.”

Com Fries, Sandra tinha em comum a paixão pela área de Melhoramento Genético Animal. Ambos acompanharam a evolução desse campo da Zootecnia, que foi determinante para o crescimento do agronegócio brasileiro, cuja representação na economia nacional e mundial é expressiva – de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), somaram-se US$ 96,01 bilhões em exportações em 2017, o que corresponde a um crescimento de 13% em relação a 2016 e a 44,1% do total das vendas externas feitas pelo Brasil. Entre os produtos que mais contribuíram para o aumento das exportações estão as carnes (+US$ 1,26 bilhão).

“A contribuição do Melhoramento Genético para uma carne de mais qualidade, atendendo aos padrões internacionais para a exportação, é fantástica”, comenta Sandra.

No ofício do ensino

A Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz construiu uma carreira sólida dentro da academia, unindo esse encantamento pelo Melhoramento Genético Animal com a afinidade que tinha com o campo educacional. Foi coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação na Unesp, dedicando-se como professora e orientadora, além de exercer a livre-docência em Melhoramento Genético Animal pela instituição por 16 anos.

A homenageada conta que sempre gostou de ensinar e que considera contagiante o contato com os jovens que chegam à universidade, ávidos por saber sobre todas as frentes de atuação da profissão e fazendo planos para uma carreira.

“Além da sala de aula, enquanto orientadora de projeto de Iniciação Científica de pesquisas de pós-graduação, acho fascinante ver e contribuir com o desabrochar de um cientista.”

Sobre o Prêmio

O CRMV-SP realizará uma programação especial em comemoração ao Dia do Zootecnista (13 de maio). O cronograma inclui premiação a um zootecnista de destaque. Trata-se do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries, que recebeu indicações de profissionais de 2 a 10 de abril de 2018.

De acordo com a zootecnista e presidente da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa da Zootecnia do CRMV-SP, Profa. Dra. Célia Regina Orlandelli Carrer, Fries deixou uma marca nas avaliações genéticas do País e contribuiu de forma decisiva para a melhoria da performance dos rebanhos. “A Zootecnia se orgulha de ter podido contar com um profissional como o Dr. Fries no rol de grandes personalidades da área.”

A homenagem do Conselho é uma forma de reconhecimento do importante e estratégico papel que os zootecnistas desempenham para o engrandecimento do agronegócio brasileiro, seja impactando diretamente nas cadeias de produção animal, seja na formação de novos profissionais para atendimento da sociedade. “A iniciativa indica valorização da profissão, além da aproximação com o zootecnista dentro do Conselho”, afirma a presidente da comissão.

Sobre Luiz Alberto Fries

Zootecnista graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1972), Fries especializou-se em Swine Husbandry pela Vocational Training College Barneveld (1973) e se tornou mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974). Seu doutorado foi em PhD In Animal Breeding pela Iowa State University of Science and Technology (1984).

Foi zootecnista da Gensys Consultores Associados S C Ltda, Convenio UNESP - Lagoa da Serra da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Consultor da Lagoa da Serra Inseminação Artificial Ltda.

Como professor universitário, orientou e co-orientador 25 acadêmicos, publicou dez livros e escreveu oito capítulos de livros. Também trabalhou no desenvolvimento de softwares aplicados ao melhoramento genético e era membro da Sociedade Brasileira de Zootecnia, American Society of Animal Science, Biometric Society (RBras), Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal – SBMA e membro do Permanent International Committee for WCGALP.

A experiência de Fries na área de Zootecnia teve ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos. O profissional atuou principalmente nos seguintes temas: Zootecnia, Melhoramento Genético, Melhoramento Genético de Bovinos de Corte, Registro de Performance, Medidas de Crescimento e Escores Visuais.

Lei também

CRMV-SP realiza I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo

I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo abordará assuntos em destaque na profissão

Mulheres ainda são minoria entre zootecnistas registrados no CRMV-SP

 
 
             

Rua Apeninos, 1.088 - Paraíso - São Paulo
Cep: 04104-021 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.