Terça-Feira, 21 de agosto de 2018
21-05-2018
Medicina Veterinária é um dos cursos mais bem pagos da área de saúde

Amplos campos de atuação favorecem os profissionais no mercado

Texto: Educação Mais Brasil (EMB)/Por Mayanna Marques

Não é novidade que os cursos da área de saúde geralmente possuem uma média salarial mais alta do que os outros segmentos. E um dos fatores que contribuem para o ganho maior no final do mês é a possibilidade que os profissionais desse ramo têm de acumular funções em vários empregos. Para quem planeja fazer um curso de Medicina Veterinária a situação é a mesma, sendo essa uma das graduações que também favorecem o profissional no mercado de trabalho.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Medicina Veterinária é um dos cursos mais bem pagos da área de saúde. O salário do médico-veterinário no Brasil pode chegar até R$7.529,30, considerando uma empresa de grande porte e um cargo Master, de acordo com dados do portal do CAGED, do Ministério do trabalho. Mas antes de pensar em quanto você vai ganhar ao concluir a faculdade, é necessário conhecer melhor a profissão.

Gostar de animais e saber lidar com eles são alguns dos primeiros fatores que contribuem para a escolha dessa formação, mas não são suficientes para você encarar pelo menos cinco anos de estudo. O médico-veterinário é um profissional habilitado para cuidar da saúde dos animais, além de atuar na preservação da saúde pública, por meio do controle de zoonoses - doenças transmitidas dos animais para o homem.

Ou seja, as atividades do médico-veterinário vão muito além dos pet shops. Os campos de atuação para este profissional são diversos e favorecem a empregabilidade do recém formado. Entre os campos de atuação estão clínicas, fazendas, vigilância sanitária, laboratórios, zoológico, agroindústria e até investir na área acadêmica e em pesquisa científica, por exemplo.

E para exercer a profissão não basta apenas o diploma de uma instituição de ensino superior reconhecido pelo MEC. É necessário ainda o registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do estado onde o profissional irá exercer a profissão para que ele o faça de forma legal.

Rua Apeninos, 1.088 - Paraíso - São Paulo