Terça-Feira, 17 de setembro de 2019
23-05-2019
Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV PB), preocupado com as novas demandas sociais que envolvem as práticas do profissional de Medicina Veterinária, promoverá a IX Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo nos dias 23 e 24 de maio de 2019, em João Pessoa, Paraíba, ao lado do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC). O ITEC é uma organização não governamental, sem fins lucrativas, que visa a capacitação dos profissionais que lidam direta ou indiretamente com os animais de estimação para a promoção da saúde dos indivíduos, famílias e comunidades por meio da convivência harmoniosa entre humanos e animais.

A Medicina Veterinária do Coletivo (MVC) é uma nova área da Medicina Veterinária que interliga a Saúde Coletiva, a Medicina de Abrigos e a Medicina Veterinária Legal. Exige a formação de um profissional que integre o sistema para a promoção da saúde dos indivíduos, famílias e comunidades, por meio da melhoria da interação humano-animal e meio ambiente.

O manejo populacional humanitário e sustentável de cães e gatos (MPCG) em áreas urbanas é um dos grandes temas dentro da MVC, sendo um problema para saúde pública e medicina de abrigos, mas tendo consequências também forenses. A medicina de abrigos engloba toda a política interna dos locais públicos, privados ou do terceiro setor que fazem a manutenção de cães e gatos no coletivo, mas que têm relação direta e sofrem as consequências das políticas externas de MPCG. Inclui os protocolos de admissão de animais, programas preventivos, capacitação de funcionários e demais demandas para que os animais possam ser reintroduzidos na sociedade sem representarem riscos.

Os maus-tratos aos animais são um tema que deve ser tratado intersetorialmente: como indicador de outras formas de violência, envolve a saúde, assistência social, conselhos tutelares e de defesa dos direitos dos idosos e das mulheres; as intervenções legais, caso as ações socioeducativas não tenham efeito; e a aplicação dos 4Rs da medicina de abrigos (recolhimento seletivo, reabilitação, ressocialização e reintrodução na sociedade por meio da adoção) para a melhoria dos níveis do bem-estar dos animais.

Confira AQUI mais informações, a programação completa e participe!

 
 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.