Quarta-Feira, 20 de março de 2019
21-01-2009
MAPA

Brasília (21.1.2009) – O aumento da produtividade de um rebanho está relacionado com a qualidade do material genético usado na propriedade. Assegurar ao produtor rural a procedência e a sanidade de sêmen e embriões adquiridos, com o objetivo de incrementar a produção, é a prioridade da Divisão de Fiscalização de Material Genético Animal (DMG/Dfip) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). Para isso, é fundamental que o produtor se conscientize da importância de adquirir material genético somente de empresas registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Atualmente, estão registrados 2050 estabelecimentos que produzem e comercializam material genético de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equídeos, suínos, aves e bicho-da-seda. O registro no Mapa é obrigatório para esses estabelecimentos.

Os animais doadores de sêmen devem estar inscritos no banco de dados da SDA. “A inscrição dos reprodutores permite a rastreabilidade e a fiscalização da produção de sêmen de um determinado animal”, explica o chefe substituto da DMG, Gilmar Leite. Antes da coleta do sêmen, o animal passa por uma série de exames sanitários, de identificação genética e desempenho zootécnico que asseguram a identidade e a qualidade do produto.

A DMG controla as centrais de coleta e processamento e o comércio de sêmen e de embriões no País. Também monitora os exames sanitários dos animais doadores desses produtos. O controle é a garantia de que o material adquirido contribuirá com segurança para o incremento genético dos rebanhos e da produtividade da pecuária nacional. Os estabelecimentos são obrigados a encaminhar, mensalmente à DMG, relatórios de produção e comercialização. Fiscais federais agropecuários do Mapa realizam auditorias nas empresas, em média, a cada seis meses.

Acesse o site do Mapa no endereço www.agricultura.gov.br para consultar os estabelecimentos registrados e os animais inscritos. Clique no link “Serviços” e, em seguida, em “Material genético animal”.  (Da Redação)