Quinta-Feira, 24 de janeiro de 2019
23-01-2009
Cenário atual dificulta grandes previsões para suinocultura

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentini, disse, em entrevista à Agência SAFRAS, que o cenário atual dificulta grandes previsões para a suinocultura brasileira no curto prazo. Ele reforçou, no entanto, que o mercado interno segue como uma grande oportunidade de investimento para o setor.
 Conforme Valentini, o quadro ruim no mercado internacional trouxe dificuldades às empresas especializadas em exportar carne suína, o que gerou sobra de produtos que foram colocados no mercado interno. "Isso acaba refletindo na forte queda de preço pago ao suinocultor brasileiro em todos os estados, especialmente na Região Sul, ainda que os preços para o consumidor final não tenham apresentado recuo", analisa.
 O dirigente explica que o quadro de dificuldades enfrentadas na exportação por empresas como Sadia, Aurora e outras fez com que elas adotassem a estratégia de reduzir o valor pago aos produtores pelo quilo do suíno na tentativa de diminuir as perdas financeiras. "Penso que existe uma falta de transparência no setor, haja vista que muito se fala na necessidade de exportar carne suína, enquanto a realidade mostra que os embarques não apresentaram crescimento desde 2005", afirma. "Apesar de muito se falar nas oportunidades oferecidas no mercado interno, o setor parece negar sua importância, permanecendo centrado no objetivo de exportar", acrescenta.
 É justamente no sentido de buscar uma mudança que a ABCS, juntamente com a Associação Paranaense de Suinocultores (APS) estará promovendo entre 1o e 3 de julho, em Foz do Iguaçu (PR), o XII Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura. "O grande objetivo do evento é sensibilizar o setor de que o mercado doméstico, assim como o externo, também pode ser conquistado. Iremos mostrar as ações para isso, trazendo palestrantes de fora do País e também brasileiros que tiveram sucesso investindo no mercado interno", finaliza.

Fonte: Site Safras & Mercados, acesso em 23/01/2009