Terça-Feira, 23 de julho de 2019
28-04-2009
Homem é internado na BA com sintomas de gripe suína; Brasil monitora outras 11 pessoas

Um homem de 40 anos vindo de Miami (Estados Unidos) foi internado segunda-feira (27) em um hospital em Salvador (BA) com sintomas de gripe suína. Reclamando de dores no corpo, com tosse e febre alta, o paciente deu entrada no hospital Otávio Mangabeira logo após desembarcar na capital baiana e continua em observação nesta terça.
A mulher do paciente, que esteve com ele durante a viagem, não apresentou sintomas e por isso não foi internada, conforme a Secretaria de Saúde da Bahia.
Este é o 12º caso de suspeita de gripe suína registrado no país até agora. Na segunda, o Ministério da Saúde divulgou nota informando que acompanha o estado de saúde de outras 11 pessoas que vieram dos países afetados pela doença com sintomas suspeitos. De acordo com o órgão, no entanto, nenhum caso havia sido confirmado até a noite de ontem.
Segundo o ministério, três casos estão sendo investigados em Minas, dois no Rio, dois no Amazonas, outros dois no Rio Grande do Norte, um em São Paulo e o último no Pará. As pessoas estão sendo monitoradas pelas respectivas secretarias estaduais de Saúde.
Nesta terça-feira, o gabinete de acompanhamento da gripe suína, formada por técnicos dos ministérios da Saúde e da Agricultura e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), irá se reunir ao longo do dia para avaliar a situação.
No Brasil, desembarcam diariamente cerca de 7.000 passageiros provenientes de México, Estados Unidos e Canadá. São 19 voos diretos dos EUA para Cumbica (SP), dois para o Galeão (RJ), dois para Manaus (AM), um para Salvador (BA) e um para Fortaleza (CE) e outros dois voos diretos do México para São Paulo.

Prevenção
Segundo a Anvisa, foram enviados 20 mil folhetos educativos sobre a doença para o aeroporto de Guarulhos (SP), 20 mil para o Galeão (RJ) e outros 20 mil para Confins (MG) e 20 mil para Salvador.
Os folhetos, em português, espanhol e inglês, listam os sintomas da doença e orientam as pessoas que chegaram do México, Estados Unidos ou Canadá a procurarem o hospital. Ao todo, serão feitos 1 milhão de panfletos.
Além disso, estão sendo vinculados avisos sonoros nos três aeroportos e em Salvador, Fortaleza e Recife alertando sobre a doença e os aviões que partem do México, Estados Unidos e Canadá com destino ao Brasil receberam a determinação de orientar os passageiros.
O Ministério da Saúde informou ainda que, nesta segunda-feira, atendentes do Disque Saúde --que funciona no número 0800-61-1997-- foram treinados para tirar dúvidas da população sobre a doença.

Alerta internacional
Só na segunda-feira, o surto no México se agravou --mais de 1.600 pessoas foram atingidas pela doença e as mortes suspeitas chegaram a 149--; os casos nos EUA dobraram e chegaram a 40; o Canadá confirmou sete casos; e houve, pela primeira vez, casos em um outro continente, a Europa: um caso na Espanha e dois na Escócia.
No total, 11 países --Colômbia, Suíça, Dinamarca, Reino Unido, Nova Zelândia, Israel, Suécia, Hong Kong, França, Peru e Alemanha-- investigam casos de suspeita de gripe suína, sempre envolvendo passageiros que estavam em trânsito no México ou pessoas que tiveram contato direto com esses passageiros.

Fonte: Folha Online, acesso em 28/04/2009

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.