Terça-Feira, 23 de julho de 2019
28-04-2009
Gripe suína – Perguntas e Respostas

GRIPE SUINA, TUDO QUE VOCE DEVE SABER SOBRE A ENFERMIDADE

1 - O que é a chamada “gripe ou influenza suína”?
R. Os suínos propagam suas próprias cepas de gripe e, de vez em quando os seres humanos as adquirem, normalmente após contato com os animais. A cepa atual é uma mutação, mistura de vírus de suíno com alguns vírus de aves e humanos. O ser humano tem pouca ou nenhuma imunidade ao vírus que é diferente da gripe suína típica e da aviária.
 
2 – Como se processa a transmissão e o contágio da gripe?
R.
O contagio ocorre ente as pessoas sem que haja contato com os suínos. A carne de suíno não transmite o vírus. Os cientistas não sabem se requer contato rápido ou prolongado com o enfermo. O vírus se espalha através da saliva, do espirro, da tosse e do contato do nariz e da boca com as mãos sem lavar.
 
3 - Quais são os sintomas e o período de incubação?
R.
Os sintomas são semelhantes ao da gripe comum: febre alta, tosse, secreção nasal, dor de garganta, cabeça e articulações, suor frio e fadiga. Algumas pessoas desenvolvem também diarréia e vomito. Caso tenha viajado ou esteve com alguém proveniente do México e tem os sintomas, consulte o médico. O período de incubação é de até 14 dias.
 
4 - Quais as precauções devem ser tomadas para evitá-la?
R. Não existem evidencias que as mascaras protejam realmente, se bem que seu uso é recomendável. O mais seguro é evitar a proximidade ou contato com alguém enfermo e evitar os lugares onde há aglomeração de pessoas, principalmente onde já existe a presença da gripe suína. Lavar as mãos com freqüência ou desinfetá-las com álcool é fundamental.
 
5 - Há tratamento ou medicamentos para esta gripe?
R. Os medicamentos Tamiflu ou Relenza são eficazes no tratamento desta enfermidade, porém não se deve abusar do uso de antivirais, pois isto pode ajudar os germens voltar mais resistentes aos mesmos. Não existe vacina.
 
6 - A vacina contra a gripe comum é útil?
R. A atual vacina antigripal, produzida com base nas recomendações da OMS, não contém o vírus da gripe suína. De qualquer forma é recomendável a vacinar os grupos de risco: crianças até cinco anos e adultos com mais de 65 anos.
 
7 - Que devo fazer se sou obrigado a viajar?
R. Evitar aglomerações, aplicar as medidas de higiene de lavar as mãos, tapar as bocas com mascaras descartáveis, em caso de espirro retirar jogando-as no lixo, controlar a temperatura até cinco dias após o regresso e consultar imediatamente o médico se a temperatura superar 38 graus. Use mascaras descartável para proteger a sua família e vizinhos.
 
8 - É possível deter o contagio desta enfermidade?
R. A OMS advertiu ontem que nenhuma região do mundo está salvo do vírus da gripe suína e que as restrições aos viajantes não são eficazes, pois, já houve a expansão.

Fonte: Portal CFMV, acesso em 28/04/2009

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.