Quinta-Feira, 14 de novembro de 2019
28-04-2009
OIE quer chamar gripe suína de "gripe da América do Norte"

A Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE) pediu nesta segunda que a gripe suína se denomine "gripe da América do Norte", porque, por enquanto, o vírus não foi isolado nos animais.
"O vírus não foi isolado em animais até o momento. Portanto, não se justifica o nome desta doença como gripe suína", alega.
"No passado, muitas epidemias de gripe humana com origem animal foram nomeadas por sua origem geográfica, por exemplo, a gripe espanhola ou a gripe asiática. Por isso, seria lógico que esta doença se chamasse 'gripe da América do Norte'", afirmou a OIE, em comunicado.
A
organização reconheceu que, com a informação da qual dispõe, pode existir um vínculo entre os casos humanos e animais, incluindo os porcos, mas isso ainda não ficou provado.
A OIE afirmou que é "urgente" investigar a origem da gripe e, se for procedente, "aplicar medidas de biossegurança" necessárias, incluindo a vacinação para proteger os animais sensíveis.
Se for comprovada a origem animal, a circulação de animais poderia piorar a situação na região americana e no resto do mundo, afirmou.
A organização disse que, por enquanto, só se justificam medidas comerciais sobre a importação de porcos procedentes dos países que registraram infecções humanas.
A OIE se comprometeu a continuar o "trabalho de alerta" e a publicar qualquer informação que tiver sobre o caso.
A organização aproveitou para pedir o reforço da rede veterinária de laboratórios de vigilância sobre a gripe, que impulsiona junto com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
Neste sentido, pediu aos membros que divulguem "qualquer sequência genética do vírus da gripe que obtiverem".
O caso da gripe surgido no México evidencia a necessidade de ter no mundo todo uma rede veterinária que permita "a detecção precoce dos agentes patógenos emergentes com potencial impacto na saúde pública", afirmou a organização.

Fonte: Portal Terra, acesso em 28/04/2009

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.