Fale Conosco  
 
 
 
Terça-Feira, 20 de novembro de 2018
26-04-2018
I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo abordará assuntos em destaque na profissão

Evento será realizado em comemoração ao Dia do Zootecnista (13 de maio) e terá palestras e premiação

Texto: Assessoria de Comunicação do CRMV-SP

Para celebrar o Dia do Zootecnista, comemorado em 13 de maio, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizará, no próximo dia 18, o I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo.

Seguindo a temática da campanha “Cada vez mais precisão na garantia do bem-estar animal”, que será lançada pelo CRMV-SP em maio, o evento tem como proposta estimular o aprimoramento técnico profissional e debater sobre as novas áreas de atuação da Zootecnia.

A programação do evento, que acontecerá na sede do Conselho, na capital paulista, inclui palestras que abordarão temas em evidência na profissão, além da entrega do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries, também realizado pela primeira vez pelo CRMV-SP, para homenagear um profissional de destaque.

“O evento possibilita um momento de reflexão e aprendizado sobre segmentos competitivos de um mercado global”, afirma a presidente da Comissão Técnica Ensino e Pesquisa da Zootecnia do CRMV-SP, Profa. Dra. Célia Regina de Orlandelli Carrer, que ainda destaca a contribuição dos palestrantes. “Teremos um time de competência comprovada que discutirá aspectos estratégicos de diferentes áreas de atuação.”

Após a abertura solene do evento, pela manhã, Célia conduzirá o painel “Indicadores e Panorama do Ensino Superior da Zootecnia no Brasil”, ao lado da Profa. Dra. Ana Cláudia Ambiel, integrante da Comissão Técnica Ensino e Pesquisa da Zootecnia do CRMV-SP e presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia do CFMV.

De acordo com Célia, a proposta do painel é abordar a participação dos cursos de Zootecnia dentro do cenário da educação superior brasileira como subsídio às discussões sobre a expansão de vagas e cursos nas ciências agrárias.

Em seguida, a Profa. Dra. Andrea Roberto Bueno Ribeiro ministrará a palestra “Melhores Práticas no Bem-Estar Animal na Pecuária Brasileira – exemplos, aprendizados e pesquisas recentes”.

A zootecnista apresentará um panorama sobre os reflexos das demandas futuras de produção de alimentos. “O consumo consciente e sem desperdícios é fundamental, assim como o desenvolvimento de sistemas produtivos eficientes e sustentáveis e que, sobretudo, levem em conta o bem-estar animal”, comentou Andrea.

A segunda palestra do encontro terá como tema “Empreendedorismo e Inovação no Agronegócio Brasileiro” e será proferida pelo Prof. Dr. Celso da Costa Carrer, que considera a gestão o campo de atuação que concentra grandes oportunidades para os profissionais. "Com essa expertise, os zootecnistas ajudaram a evoluir o agronegócio brasileiro, que hoje é modelo para o mundo.”

O I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo continua com a programação no período da tarde com a palestra “Panorama da Aquicultura no Brasil: é necessário transformar potencial em realidade”. Para o palestrante, Prof. Dr. Fábio Sussel, “a proteína aquática é a nova fronteira para alimentar o mundo.”

Em seguida, o Prof. Dr. Paulo Marcelo Tavares Ribeiro ministrará a palestra “Rastreabilidade e Certificação de Carne Bovina”, que para o profissional trata-se de um assunto fundamental a ser debatido para atender as demandas do mercado atual, principalmente em decorrência da exigência cada vez maior dos consumidores pela certeza da origem e da qualidade dos alimentos. “Para serem mais competitivas e conquistarem novos mercados, as empresas devem investir nesses processos.”

“Zootecnia de Precisão: aplicação e desafios” será o tema da palestra que fechará o evento, tendo como palestrante a Prof. Dra. Thalita Cucki. Ela menciona que as práticas da Zootecnia de Precisão vêm sendo utilizadas há cerca de 30 anos, mas o termo ganhou força nos últimos dez anos. “O uso das tecnologias, dentro de um contexto vinculado à gestão, traz resultados fundamentais para controle, garantia de bem-estar e para potencializar e padronizar a produção animal.”

Prêmio homenageará profissional de destaque

Finalizado o cronograma de palestras em comemoração Dia do Zootecnista, acontecerá a cerimônia de entrega do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries. O CRMV-SP recebeu indicações de profissionais, no período de 2 a 10 deste mês, e em breve divulgará quem será homenageado.

De acordo com a zootecnista e presidente da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa da Zootecnia do CRMV-SP, Profa. Dra. Célia Regina Orlandelli Carrer, Fries deixou uma marca nas avaliações genéticas do País e contribuiu de forma decisiva para a melhoria da performance dos rebanhos. “A Zootecnia se orgulha de ter podido contar com um profissional como o Dr. Fries no rol de grandes personalidades da área.”

A homenagem do Conselho é uma forma de reconhecimento do importante e estratégico papel que os zootecnistas desempenham para o engrandecimento do agronegócio brasileiro, seja impactando diretamente nas cadeias de produção animal, seja na formação de novos profissionais para atendimento da sociedade. “A iniciativa indica valorização da profissão, além da aproximação com o zootecnista dentro do Conselho”, afirma a presidente da comissão.

Confiram a programação do encontro (inscrições aqui):

9h – Abertura

9h30 – Painel “Indicadores e panorama do ensino superior da Zootecnia no Brasil”

Palestrantes: Célia Regina de Orlandelli Carrer (presidente da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa da Zootecnia do CRMV-SP) e Ana Cláudia Ambiel (integrante da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa da Zootecnia do CRMV-SP e presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia do CFMV)

10h – Intervalo

10h15 – Palestra “Melhores práticas no bem-estar animal na pecuária brasileira – exemplos, aprendizados e pesquisas recentes”

Palestrante: Andrea Roberto Bueno Ribeiro (FMU)

11h15 – Palestra: “Empreendedorismo e inovação no agronegócio brasileiro”

Palestrante: Celso da Costa Carrer (FZEA/USP)

12h – Intervalo

13h30 – Palestras “Panorama da aquicultura no Brasil: é necessário transformar potencial em realidade”

Palestrante: Fábio Sussel (APTA Pirassununga)

14h30 – Palestra “Rastreabilidade e certificação de carne bovina”

Palestrante: Paulo Marcelo Tavares Ribeiro (FMU)

15h15 – Intervalo

15h30 – Palestra “Zootecnia de Precisão: aplicação e desafios”

Palestra: Thalita Cucki (Anhembi Morumbi)

16h30 – Cerimônia de entrega do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries

17h30 – Encerramento

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.