Sexta-Feira, 19 de outubro de 2018
07-05-2018
Campanha destaca a atuação dos zootecnistas para o bem-estar animal

CRMV-SP lança campanha em comemoração ao Dia do Zootecnista (13 de maio) com ações que envolvem palestras e premiação

Texto: Assessoria de Comunicação do CRMV-SP

Com a temática “Cada vez mais precisão na garantia do bem-estar animal”, o CRMV-SP lança neste início de maio campanha em celebração ao Dia do Zootecnista - comemorado há 50 anos e oficializado este ano com a publicação da Lei Federal nº 13.596. O objetivo é mostrar para a sociedade o quanto os zootecnistas, com o uso de novas tecnologias e a expertise em gestão, contribuem para a expansão do agronegócio e do setor pet brasileiros. As ações da campanha envolvem veiculação de peças publicitárias à população, palestras aos profissionais e premiação.

No agronegócio, mercado que em 2017 somou 96 bilhões de dólares só com as exportações brasileiras, as carnes estão entre os produtos que mais contribuíram para o montante, com mais de 1 bilhão de dólares, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com a presidente da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa em Zootecnia do CRMV-SP, Profa. Dra. Célia Regina de Orlandelli Carrer, a produção e o aumento da produtividade passam pela formatação dos zootecnistas. “Os profissionais, com liderança, visão ampla do setor e instrumentalizados a adaptar e desenvolver soluções para diferentes contextos, antecipam tendências de consumo e oferecem garantias de baixos impactos a longo prazo.”

Saiba mais:

I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo abordará assuntos em destaque na profissão

Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries já tem a homenageada de sua primeira edição

Além da produtividade, o sucesso do agronegócio está relacionado à forma como a produção animal é conduzida. Nesse âmbito, os zootecnistas trabalham de forma decisiva para que as práticas sejam mais eficientes e sustentáveis e que, sobretudo, levem em conta o bem-estar animal, atendendo não só os critérios de países importadores de carnes brasileiras, mas as exigências dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com a origem dos alimentos.

Não menos importante é a atuação cada vez mais precisa para o bem-estar animal no setor pet. Para esse mercado há uma perspectiva de crescimento, como tem sido observado mesmo com os reflexos da crise econômica nacional – o Instituto Pet Brasil prevê a volta do Brasil como segundo maior faturamento do mundo no setor ainda este ano. A expansão está muito atrelada ao estreitamento da relação entre seres humanos e animais de estimação. Nesse campo, a participação dos zootecnistas se dá especialmente na indústria de rações e na área de adestramento e comportamento, campos intrinsecamente ligados ao bem-estar.