Fale Conosco  
 
 
 
Sexta-Feira, 19 de outubro de 2018
07-05-2018
Campanha destaca a atuação dos zootecnistas para o bem-estar animal

CRMV-SP lança campanha em comemoração ao Dia do Zootecnista (13 de maio) com ações que envolvem palestras e premiação

Texto: Assessoria de Comunicação do CRMV-SP

Com a temática “Cada vez mais precisão na garantia do bem-estar animal”, o CRMV-SP lança neste início de maio campanha em celebração ao Dia do Zootecnista - comemorado há 50 anos e oficializado este ano com a publicação da Lei Federal nº 13.596. O objetivo é mostrar para a sociedade o quanto os zootecnistas, com o uso de novas tecnologias e a expertise em gestão, contribuem para a expansão do agronegócio e do setor pet brasileiros. As ações da campanha envolvem veiculação de peças publicitárias à população, palestras aos profissionais e premiação.

No agronegócio, mercado que em 2017 somou 96 bilhões de dólares só com as exportações brasileiras, as carnes estão entre os produtos que mais contribuíram para o montante, com mais de 1 bilhão de dólares, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com a presidente da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa em Zootecnia do CRMV-SP, Profa. Dra. Célia Regina de Orlandelli Carrer, a produção e o aumento da produtividade passam pela formatação dos zootecnistas. “Os profissionais, com liderança, visão ampla do setor e instrumentalizados a adaptar e desenvolver soluções para diferentes contextos, antecipam tendências de consumo e oferecem garantias de baixos impactos a longo prazo.”

Saiba mais:

I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo abordará assuntos em destaque na profissão

Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries já tem a homenageada de sua primeira edição

Além da produtividade, o sucesso do agronegócio está relacionado à forma como a produção animal é conduzida. Nesse âmbito, os zootecnistas trabalham de forma decisiva para que as práticas sejam mais eficientes e sustentáveis e que, sobretudo, levem em conta o bem-estar animal, atendendo não só os critérios de países importadores de carnes brasileiras, mas as exigências dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com a origem dos alimentos.

Não menos importante é a atuação cada vez mais precisa para o bem-estar animal no setor pet. Para esse mercado há uma perspectiva de crescimento, como tem sido observado mesmo com os reflexos da crise econômica nacional – o Instituto Pet Brasil prevê a volta do Brasil como segundo maior faturamento do mundo no setor ainda este ano. A expansão está muito atrelada ao estreitamento da relação entre seres humanos e animais de estimação. Nesse campo, a participação dos zootecnistas se dá especialmente na indústria de rações e na área de adestramento e comportamento, campos intrinsecamente ligados ao bem-estar.

Leia também:

Setor pet tem demanda crescente para zootecnistas

Zootecnia de precisão: da escrituração zootécnica às tecnologias de ponta

Quebrar o paradigma de que investir no bem-estar reduz lucros é desafio da Zootecnia

Mulheres ainda são minoria entre zootecnistas registrados no CRMV-SP

“A profissão se especializa e moderniza constantemente para atender as demandas desses grandes setores”, frisa o presidente do CRMV-SP, médico-veterinário Mário Eduardo Pulga. Focado em promover espaço para troca de conhecimentos e atualização aos profissionais e estudantes de Zootecnia, o Conselho incluiu entre as ações da campanha o I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo, cuja programação será de um dia inteiro de palestras com profissionais gabaritados em diferentes segmentos da profissão, além da entrega do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries. O evento acontecerá no próximo dia 18, na sede do Conselho, na capital paulista.

Outra parte das ações foi a criação de peças para informação sobre a profissão e suas áreas de atuação à população, conteúdo que será veiculado no período de 7 a 13 de maio, nos monitores digitais dos vagões das linhas do Metrô de São Paulo e dos trens da Companhia Metropolitana de São Paulo (CPTM), bem como nos terminais rodoviários do Tietê, do Jabaquara, da Barra Funda, de Osasco, de Guarulhos, de Guarujá, de Campinas, de Ribeirão Preto, e de São José dos Campos.

“A campanha alusiva ao Dia do Zootecnista promovida pelo CRMV-SP evidencia aspectos do futuro do mercado e a importância da atenção ao processo formativo dos estudantes, bem como a requalificação constante dos profissionais”, diz a presidente da Comissão Técnica.

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.