Terça-Feira, 23 de julho de 2019
05-05-2009
Gripe A: câmara e senado avaliam os prejuízos dos suinocultores

Comissões temáticas da Câmara Federal e do Senado programaram audiências públicas para discutir os prejuízos sofridos pelos criadores de suínos e as providências do governo federal para combater a gripe A (H1N1). A partir das 14h30 de hoje, as Comissões de Agricultura, de Seguridade Social, e de Defesa do Consumidor da Câmara Federal promovem no plenário 5 audiência conjunta para debater o assunto.
Os parlamentares vão ouvir o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gérson Penna; o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello; o diretor de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa, José Agenor Álvares da Silva; e o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,
Inácio Afonso Kroetz, que já confirmaram presença.
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado também confirmou debate, a partir das 10h, para tratar da influenza A (H1N1) - novo nome da gripe suína adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os conferencistas serão o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro Camargo Neto, e o presidente da Cooperativa Central Oeste Catarinense, Mário Lanznaster. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, deve comparecer à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado na próxima semana, dia 12, para falar sobre o tema.
Segundo o deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), até setembro de 2008 o mercado de carne suína parecia navegar num mar de tranqüilidade e fazia projeções otimistas para o futuro, mas submetida à conjuntura mundial em colapso, a suinocultura brasileira entre em nova crise econômica, agora agravada pela gripe suína. A seu ver, essa crise pode ser tão séria ou mais grave do que a enfrentada pelo setor em 2006 e 2007 pelo fato de ainda não ter se recuperado dela, além de serem mais obscuros os horizontes para sua recuperação.

Fonte: Safas & Mercado, acesso em 05/05/2009