Quinta-Feira, 14 de novembro de 2019
05-05-2009
Agropecuária: Câmara dos Deputados propõe mudar o exercício de zootecnista

O deputado Nazareno Fonteles (PT/PI), relator da matéria, pediu por meio de requerimento, aprovado pela Comissão de Agricultura da Câmara Federal (Capadr), para ouvir entidades ligadas ao tema para tomar a melhor posição possível perante a proposta. O colegiado realiza nesta terça-feira, 5, uma audiência pública com representantes do setor para debater a repercussão do projeto.
O Projeto de Lei do deputado Zequinha Marinho (PMDB/PA) quer proibir que agrônomos e veterinários, formados a partir da aprovação desta nova Lei, possam exercer a profissão de zootecnista. Segundo Marinho, a legislação que regulamenta a profissão foi criada quando não existia nenhum curso de Zootecnia no Brasil, e por isso estendia o exercício a profissionais correlatos.
Para o parlamentar, a Lei deveria ser provisória mas tornou-se permanente, e hoje, com expressivo número de zootecnistas formados nas mais de 60 faculdades que oferecem o curso no País, a situação se torna constrangedora. Fonteles ressalta que os cursos de agronomia e veterinária das faculdades brasileiras abrangem a área de zootecnia.
A audiência pública em Brasília terá a presença do assessor do gabinete da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Fernando José Ferreira da Silva; do presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Portes de Arruda; do coordenador nacional de Câmaras de Agronomia e representante do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Fernando Cesar Julliati; da chefe do Departamento de Ciências Básicas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo e representante da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), professora Célia Regina Orlandelli Carrer; e do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV), Josélio de Andrade Mouta.

Fonte: Portal DBO, acesso em 05/05/2009