Fale Conosco  
 
 
 
Segunda-Feira, 24 de setembro de 2018
16-08-2018
II Semana do Médico-Veterinário promove painéis sobre profissional do futuro

Evento percorrerá cidades do interior paulista e premiará profissionais que mais se destacaram em suas áreas de atuação

Texto: Assessoria de Comunicação do CRMV-SP

No ano em que se celebram os 50 anos da regulamentação do exercício da Medicina Veterinária no Brasil, o CRMV-SP promoverá painéis interativos sobre inovação e para debater o perfil médico-veterinário para o próximo século. A II Semana do Médico-Veterinário ocorrerá entre os dias 10 e 14 de setembro, em celebração ao Dia do Médico-Veterinário.

Assim como no ano passado, o encontro será itinerante e passará pelas cidades de Taubaté, Marília, Araçatuba, Presidente Prudente e São Paulo. Promovida em parceria com a NurnbergMesse Brasil, a Semana tem como objetivo estimular o aprimoramento técnico-profissional e prestigiar os profissionais.

Para falar sobre futuro, os temas não poderiam ser mais atuais: Impressão 3D aplicada à Medicina Veterinária; Uso da Nanotecnologia no mercado médico-veterinário; e Inovações na Oncologia Veterinária. Os três painéis serão apresentados em todas as cidades do Interior em que ocorrerá a II Semana do Médico-Veterinário. No final das palestras, haverá uma mesa-redonda com a participação dos interlocutores para tirar dúvidas dos participantes.

Em São Paulo, a palestra será sobre Oncologia Comparada e, na sequência, serão premiados ou médicos-veterinários de destaque nas áreas de Ensino da Medicina Veterinária, Pesquisa, Defesa Sanitária Animal e Medicina de Animais Selvagens.

A Medicina Veterinária do futuro

Técnicas e tratamentos inovadores têm possibilitado grandes avanços na Medicina Veterinária, como a impressão em 3D, tema que será abordado pelo médico-veterinário Roberto Fecchio, doutor em Cirurgia pela Faculdade de Medicina veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) e docente da Anhembi Morumbi.

Por meio desta tecnologia, é possível desenvolver a fabricação de próteses e fazer cirurgias corretivas. Consiste no imageamento, por Raio-X, da região de interesse e a transformação desta imagem em um arquivo digital que será convertido em um modelo de três dimensões. O objetivo é diminuir o tempo cirúrgico e aumentar a taxa de sucesso da intervenção, visto que o médico-veterinário terá acesso a todos os detalhes anatômicos da estrutura, podendo ajustar a técnica a ser utilizada sem comprometer o paciente.

Uma das áreas mais desafiadoras para a ciência no mundo todo é a pesquisa sobre câncer. Se no passado a doença era sinônimo de eutanásia dos animais, hoje, a conduta é diferente. Rodrigo Ubukata, especialista em Oncologia Veterinária e presidente do Grupo de Trabalho em Quimioterapia Veterinária do CRMV-SP, e Juliana Vieira Cirillo, médica-veterinária do Setor de Oncologia da Provet-SP, do Hemovet e do Hospital Veterinário Animaniac’s e integrante da Associação Brasileira de Oncologia Veterinária (Abrovet), falarão sobre o assunto no painel Inovações na Oncologia Veterinária.

A área avança rapidamente e em países de alto desenvolvimento ela quase se equipara ao desenvolvimento da Oncologia Médica Humana. Diagnósticos a imunoistoquímica, técnicas de biologia molecular, tomografia computadorizada e ressonância magnética evoluíram consideravelmente nos últimos anos. Nos tratamentos, novas drogas antineoplásicas estão surgindo e progressos em imunoterapia já são vistos nos estudos com vacinas anti-tumorais. A cirurgia também está em constante aperfeiçoamento.

A Oncologia Comparada também será tema de um painel, ministrado pela médica-veterinária Stéphanie Vanessa, especializada na área de Patologia Experimental Oncológica e Patologia Comparada de Animais Selvagens, pós-doutoranda no AC Camargo Cancer Center em Oncologia Comparada, e docente de Histologia, Patologia Animal Geral e Patologia Animal Especial na Universidade Cruzeiro do Sul.

Ela abordará como essa ciência, relativamente nova, tem despontado como uma potencial alternativa para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas de neoplasias e quais as perspectivas para a área. Durante a palestra, a título de exemplo, serão comentados ainda os resultados alcançados em pesquisa realizada na Fundação Parque Zoológico, com orientação do Departamento de Anatomia Patológica do AC Camargo Cancer Center.

Outra realidade tecnológica que desponta é a nanotecnologia aplicada à Medicina Veterinária. A agricultura já é um dos principais campos de aplicação, juntamente com a área de medicamentos e vacinas para animais. Humberto de Melo Brandão, médico-veterinário pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite e coordenador do Laboratório de Nanotecnologia para Produção e Sanidade Animal, conduzirá o painel sobre Nanotecnologia aplicada à Medicina Veterinária.

Entre os vários benefícios da Nanotecnologia Veterinária está o fato de ser uma opção mais barata para se melhorar as características dos fármacos disponíveis no mercado, e, no caso de quimioterápicos para tratamento de câncer em pequenos animais, os benefícios vão desde a redução de efeitos adversos até o aumento na sobrevida e taxas de cura.

Para participar das atividades, basta se inscrever no site da Petsa South América. Ao acessar o portal, procure pela aba “Experiências” e clique em “II Semana do Médico-Veterinário”. O evento é gratuito.

Serviço

II Semana do Médico-Veterinário do CRMV-SP

Dia 10/9 – Taubaté, a partir das 19h30

Local: Faro Hotel (Av. Assis Chateaubriand, 187, Bel Recanto)

Dia 11/09 – Marília, a partir das 19h30

Local: Universidade de Marília (Avenida Hygino Muzzy Filho, 1001 Campus Universitário)

Dia 12/09 – Araçatuba, a partir das 19h30

Local: Araçatuba Plaza Hotel (Rua General Glicério, 233, Centro)

Dia 13/09 – Presidente Prudente, a partir das 19h30

Local: Aruá Hotel (Av. José Soares Marcondes Cel, 1111, Bosque)

Dia 14/09 – São Paulo, a partir das 19h

Local: Novotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71, Centro)

Mais informações e inscrições AQUI.

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.