Segunda-Feira, 24 de setembro de 2018
04-09-2018
A Medicina Veterinária e o Controle Social

Controle Social é a participação dos diversos segmentos da sociedade civil na formulação das políticas públicas e no controle das ações do Estado. Ele é garantido pela Constituição e regulamentado por leis específicas. As Conferências e os Conselhos são espaços de diálogo e deliberação onde o Controle Social é exercido por meio de representação.

A Medicina Veterinária tem representação no Conselho Estadual de Saúde de São Paulo e também no Conselho Nacional de Saúde.

Para julho de 2019, está prevista a realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será precedida por etapas Municipais, Regionais e Estaduais, onde serão apresentadas, discutidas e aprovadas propostas de políticas de saúde no âmbito do SUS, relacionadas a diversas atividades profissionais, inclusive as de interesse da Medicina Veterinária.

É de fundamental importância a participação dos Médicos Veterinários na formulação dessas políticas e nas discussões de propostas apresentadas por outras representações. Procure o Conselho de Saúde do seu Município e se informe como poderá participar.

O CRMV-SP, está trabalhando na formulação de propostas para apresentação nas conferências.

Entre em contato com A Assessoria Técnica Médico-Veterinária (ATMV) pelo e-mail atmv@crmvsp.gov.br e informe se você já participa do Conselho Municipal de Saúde, ou se será Delegado nas Conferências de Saúde, assim poderemos articular como apresentar as propostas de interesse da Medicina Veterinária, de forma integrada.