Fale Conosco  
 
 
 
Segunda-Feira, 24 de setembro de 2018
09-09-2018
Caros colegas, feliz Dia do Médico-Veterinário!

Hoje, mais uma vez celebramos a profissão. No ano de 2018, a data é ainda mais especial porque marca os 50 anos de regulamentação da Medicina Veterinária no Brasil, bem como a criação do Sistema CFMV/CRMV’s. Esta data leva a reflexão sobre a sucessão de fatos que marcaram a construção desta história, lançando nosso olhar em direção ao futuro. Seguramente, podemos afirmar que foram cinco décadas de inúmeras transformações e oportunidades.

Conhecida, principalmente, pela assistência clínica aos pequenos animais, a Medicina Veterinária ganhou amplitude e hoje abarca funções essenciais para a garantia da Saúde Única, que integra animal, ser humano e meio ambiente. Os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos 50 anos foram responsáveis por grande parte das mudanças na atuação e formação do profissional médico-veterinário.

No Brasil, a economia baseada no agronegócio foi e continua sendo o fator propulsor para o desenvolvimento do País e médicos-veterinários são os responsáveis por garantir a sanidade e qualidade dos alimentos produzidos, além da abertura, inclusive, do mercado externo.

O momento é para comemorar, mas também de refletir sobre os compromissos e responsabilidades que nossa profissão demanda. Neste ano foi realizada a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que resultou em uma moção alertando sobre a necessidade do reconhecimento de consultórios, clínicas, ambulatórios e hospitais médico-veterinários como sendo estabelecimentos de saúde. Trata-se de uma necessidade urgente, visando a promoção da saúde animal, humana e do meio ambiente, os três pilares do conceito de Saúde Única defendido pela Organização Mundial de Saúde.

Apesar do momento grandioso da Medicina Veterinária, em cumprimento à legislação eleitoral (Lei 9.504/1997, artigo 57-c e Instrução Normativa SECOM nº 1/2018) e à decisão inédita emitida em julho pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o fim das eleições de 2018, o Sistema CFMV/ CRMVs precisará restringir todas as divulgações e suspender a campanha publicitária que havia sido desenvolvidas para o Dia do Médico-Veterinário e adiar a celebração dos 50 anos de criação do Sistema CFMV/CRMV.

O TSE não autorizou a realização de campanhas institucionais no período, por entender que “não denota maiores prejuízos à sociedade brasileira a vedação da veiculação da referida propaganda institucional no período vedado, a ponto de reclamar o afastamento do disposto no art. 73, VI, b, da Lei nº 9.504/97, por caracterização de sua ressalva, qual seja, a gravidade ou a urgência”.

Em celebração a data, entretanto, foi mantida a realização da 2ª Semana do Médico-veterinário nas cidades de Taubaté, Marília, Araçatuba, Presidente Prudente e São Paulo entre os dias 10 e 14 de setembro. Será uma grande oportunidade de atualização profissional em temas relacionados à inovação como: Impressão 3D, Nanotecnologia e Oncologia Veterinária e Comparada.

E para completar nossa homenagem, este ano, mais uma vez, premiaremos os profissionais indicados como destaques nas áreas de Ensino da Medicina Veterinária, Pesquisa, Defesa Sanitária e Clínica de Animais Selvagens.

Mais uma vez, deixamos nossos votos de parabéns a todos os colegas médicos-veterinários!

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.