Segunda-Feira, 10 de dezembro de 2018
26-11-2018
CRMV-SP celebra os 50 anos do Sistema CFMV-CRMVs com ações diversas

Comemorações vão das redes sociais às estações de metrô de São Paulo

Por Assessoria de Comunicação do CRMV-SP

O Conselho de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realiza uma série de ações em celebração aos 50 anos da regulamentação do Sistema Conselho Federal de Medicina Veterinária/Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs), que ocorreu em 1968, com a sanção da Lei Federal nº 5.517.

Nesta semana, nos perfis do Conselho nas redes sociais digitais, serão feitos posts comemorativos, incluindo vídeos produzidos pelo CFMV, que abordam diferentes áreas da Medicina Veterinária.

Outra ação se dará por meio de monitores digitais dos vagões do metrô de São Paulo e dos terminais rodoviários do Estado, ao longo desta semana, nos quais serão veiculadas peças sobre o jubileu de ouro do Sistema.

O CRMV-SP veiculará, ainda nessa semana também, anúncios nos jornais Folha de S. Paulo e Agora, tanto em suas versões impressas, quanto nos em seus portais de notícia na internet.

Já em dezembro, será a vez da inserção dos anúncios nas revistas Viva Saúde, DBO e Cães e Gatos VET FOOD. Assim como nos jornais, a divulgação acontecerá nas versões impressas e digitais.

Pela valorização das profissões

A campanha visa, mais do que celebrar o jubileu de ouro do Sistema CFMV/CRMVs, cumprir a missão de promover a valorização da Medicina Veterinária e da Zootecnia perante toda a sociedade.

Com a criação do sistema, a classe Médica Veterinária passou a ser responsável pela normatização e fiscalização do exercício da profissão. Depois, com publicação da Lei Federal nº 5.550, também há 50 anos, o sistema passou a atuar da mesma forma em relação ao exercício da profissão de zootecnista.

Ao longo das últimas cinco décadas, a Medicina Veterinária e a Zootecnia se tornaram decisivas para a economia brasileira. Atualmente, o Sistema CFMV/CRMV’s tem 161 mil médicos-veterinários e 15.724 zootecnistas registrados. Ao todo, são 176.724 profissionais inscritos e atuando pelo crescimento econômico do País. Juntos, eles fortalecem o agronegócio, mercado que já é responsável por um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 50 anos, o Brasil saiu da condição de importador para exportador de alimentos graças aos esforços dos profissionais e aos avanços nas questões sanitárias.

Comemorações em outubro

As celebrações do CRMV-SP em menção aos 50 anos da Lei Federal nº 5.517/68 começaram em outubro, quando o Conselho realizou uma cerimônia especial, em sua sede provisória, na capital paulista.

O encontro contou com a participação de diversos profissionais e autoridades, como o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida; Fabio Paarmann, representando a chefia do Serviço de Sanidade Animal e Superintendência Federal de Agricultura do Estado de São Paulo; Fernando Buchala, representando a Coordenadoria de Defesa Agropecuária e secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo; o presidente da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet), Eduardo Harry Birgel; o presidente do Sindicato dos Médicos-veterinários do Estado de São Paulo (Sindimvet), Jorge Antonio Chehade; e o vereador Rodrigo Goulart, na data presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Na ocasião, os participantes puderam acompanhar a palestra “Cinqüentenário da Lei 5.517/68 e sua História”, proferida pelo médico-veterinário e historiador Percy Infante Hatschbach, que falou, entre outros assuntos, sobre a fundação das primeiras escolas de Medicina Veterinária no País e mundo. Na mesma noite, os presidentes do CFMV e do CRMV-SP receberam do vereador e médico-veterinário Rodrigo Goulart voto de júbilo e congratulações ao Sistema pelo cinquentenário da lei aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo.