Quarta-Feira, 12 de dezembro de 2018
26-11-2018
CFMV retoma protagonismo na Associação Panamericana de Ciências Veterinárias

Texto: Assessoria de Comunicação do CFMV

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) confirmou sua atuação no conselho diretivo da Associação Panamericana de Ciências Veterinárias (Panvet). O conselheiro do CFMV Cícero Pitombo foi eleito, por unanimidade, para representar o Brasil na Panvet.

A escolha dos membros da instituição ocorreu na Assembleia Ordinária de Delegados da Panvet, em 15 e 16 de novembro, em Chillan, no Chile, durante o 20ª Congresso Chileno de Medicina Veterinária. A assembleia reuniu representantes de 11 dos 16 países membros, entre eles, Brasil, Estados Unidos e Canadá.

Fundada em 1992, a Panvet é considerada a principal associação da ciência veterinária das américas. Sua atuação é reconhecida por órgãos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Associação Mundial Veterinária (WVA). A associação reúne instituições representativas de várias nações do continente que, juntas, estabelecem políticas, inovações e recomendações para manter a liderança da Medicina Veterinária no mundo.

“O Brasil, como líder em número de profissionais inscritos e com sua importância na economia mundial, não poderia ficar fora de definições tão impactantes para a categoria. Além da rica troca de experiências entre os países, assumimos uma postura proativa e protagonista nas definições sobre a profissão. O país vai participar, agora, do planejamento estratégico da instituição de 2019/2020”, relata Pitombo.

A mudança de postura na atuação do CFMV ficou evidente na reunião. O CFMV propôs um documento de “Moção de preocupação em relação ao número de cursos de Medicina Veterinária e de posição contrária aos cursos de Educação a Distância na área de Saúde”. O texto foi aprovado por todos os representantes dos países presentes.

Além disso, no segundo dia do evento, o conselheiro do CFMV João Alves discorreu sobre “Educação e certificação de especialidades”.

Os delegados brasileiros na Panvet são os conselheiros: José Arthur de Abreu Martins, João Alves e Cícero Pitombo (agora, integrante do conselho diretivo)

“Durante o evento, sugerimos também a criação de grupos de trabalho que tratem da sanidade e mercado. Com isso, pretendemos levar à Panvet temas estratégicos para atividade profissional ”, relata Martins.

Copevet

O presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV, Rafael Mondadori, atua desde 2016 como vice-presidente do Copevet - Conselho Panamericano de Educacção em Ciencias Veterinarias. Um braço da Panvet que reúne integrantes pra debater a educação médica veterinária na abrangência do Panvet.

Panvet

Associação Panamericana de Ciências Veterinárias (Panvet) representa a Medicina Veterinária em todos os aspectos, no continente americano. A instituição foi criada com o objetivo de fortalecer o seu reconhecimento como a principal líder de continente e promotora da excelência em: Educação, organização e defesa de intereses gremiais, investigação científica e difusão das ciências veterinárias.

A Panvet pretende manter sua liderança como um órgão de referência para seus membros, com base em sua capacidade de análise crítica e conhecimento especializado; consolidar a sua posição como promotora de inovações curriculares de graduação, pós-graduação e educação continuada, bem como nos processos de avaliação e certificação profissional e acreditação institucional que possibilitem garantir a qualidade da prática profissional do médico veterinário.

A atual presidente da associação, a chilena Macarena Vidal Ogueta, foi reeleita durante a assembleia. O próximo congresso da Panvet está programado para outubro de 2020.