Segunda-Feira, 18 de fevereiro de 2019
13-12-2018
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Chegou ao conhecimento deste CRMV um áudio em que um cidadão leigo, sem formação médico-veterinário, relata ter realizado a vacinação de um animal por ele comercializado. No áudio, também há nítido desrespeito à classe médico-veterinária.

O CRMV-SP, baseado nos quesitos técnicos e legais, alerta que, para a segurança do animal e adequada imunização, a aplicação de vacinas deve ser precedida de criterioso exame clínico médico-veterinário, para que seja verificado se o animal está apto a recebê-las.

É privativo do médico-veterinário atestar a vacinação dos animais. As carteiras de vacinação devem conter a identificação do médico-veterinário (carimbo com o nome completo, número de inscrição no CRMV e assinatura).

A vacinação e a aplicação de qualquer produto em animal só podem ser realizadas sob a orientação e o controle de médico-veterinário.

Vale ressaltar também que o médico-veterinário deve negar a continuidade no preenchimento da carteira de vacinação quando esta possuir irregularidades ou não atender o disposto na Resolução CFMV nº 844/2006.

A aplicação de vacinas de maneira indevida pode culminar na não imunização do animal, dentre outra questões, gerando maiores custos financeiros e emocionais aos tutores, em futuro próximo ou tardio.

Adicionalmente, reforçamos que cabe ao médico-veterinário o estabelecimento do esquema vacinal a ser adotado, inclusive a definição da vacina que melhor se enquadra nas necessidades do animal (ex.: V8, V10 ou V12), conforme condições (ambiente) em que esse vive.

O CRMV-SP espera contar com o máximo esforço de todos os colegas médicos-veterinários no combate a práticas que coloquem a saúde animal em risco e a manifestações que desrespeitem a classe e a Medicina Veterinária.

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.