Quinta-Feira, 23 de maio de 2019
17-12-2018
CRMV-SP soma mais uma conquista em direção à transparência

Profissionais poderão se informar com mais facilidade sobre o funcionamento de diferentes departamentos e a destinação de recursos financeiros do Conselho

Está disponível o Portal da Transparência do Conselho Regional de Medicina Veterinário do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Trata-se de mais um passo do Conselho na busca por transparência em todos os seus processos, especialmente no que diz respeito à aplicação dos recursos financeiros do regional.

Com o canal, os profissionais e a sociedade poderão obter informações dos processos de todos os departamentos, entre as quais estão as áreas de comunicação, financeira, de fiscalização, de registro de profissionais e de empresas. Também é possível acessar resoluções, relatórios de gestão e processos licitatórios.

“Trata-se de um novo recurso tecnológico que vai contribuir com o Conselho, no sentido de cumprir seu papel de esclarecer quais foram os investimentos, os gastos, as diferentes dinâmicas de funcionamento, bem como as motivações para a tomada de decisão”, destaca o presidente do CRMV-SP, médico-veterinário Mário Eduardo Pulga.

“Escolhemos a plataforma, padronizamos documentos e operacionalizamos a inserção de dados, arquivos e relatórios, atendendo à legislação brasileira”, comenta Emanoel Coelho, controlador interno do Conselho, que ainda frisa: “Aumentando a transparência nos processos, a confiança no regional é fortalecida.”

O presidente ressalta que o compromisso do CRMV-SP de manter um conselho de classe transparente se tornou ainda mais palpável e notório com a modernização trazida pelo Portal da Transparência. “O mundo mudou e o Conselho também. Estamos focados em nos adequar continuamente às mudanças globais, o que também permite maior proximidade dos profissionais com o CRMV-SP”, enfatiza Pulga.

Novos recursos disponíveis

Um dos novos recursos importantes que o Portal Transparência traz é a “Carta de Serviços”, por meio da qual está ao alcance o conhecimento de como funcionam os serviços, quais são eles e de que forma são prestados, assim como os prazos estabelecidos para atendimento. O documento atende a Lei Federal nº 13.460/17.

No canal está disponível, ainda, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), que foi estabelecido pela Lei Federal nº 12.527/11, a Lei de Acesso à Informação (LAI), e permitirá que o cidadão protocole pedidos de informações.

O sistema oferece prazos e o rastreamento de cada fase do processo de levantamento dos dados solicitados, inclusive em casos nos quais a demanda tenha sido enviada a outros órgãos. Há ainda a possibilidade de recorrer após o recebimento das informações.

Mobilização pela transparência

De acordo com o controlador interno do regional, Emanuel Coelho, para que a plataforma fosse concretizada, foi necessário mobilizar gestores de diferentes setores.

Em julho deste ano, criou-se o Grupo de Trabalho (GT) que reuniu gestores de áreas estratégicas do CRMV-SP, a fim de delimitar os caminhos para cada fase das ações focadas na criação do Portal da Transparência.