Sabado, 20 de julho de 2019
16-01-2019
16ª Conferência Nacional de Saúde: participação dos médicos-veterinários é fundamental

Neste ano, entre 4 a 7 de agosto, será realizada, em Brasília a 16ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). A estimativa do Conselho Nacional de Saúde de reunir cerca de 10 mil pessoas. O CRMV-SP considera de suma importância a participação de médicos-veterinários nas diferentes etapas do evento.

A conferência traz a ideia de “8ª + 8 = 16ª”, uma vez que a oitava edição foi a primeira com participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. O resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira, em 1988.

Conheça o documento orientador da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8)

O tema central será “Democracia e Saúde”, que discutido em três eixos principais: “Saúde como Direito"; "Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)"; e "Financiamento do SUS".

Para saber como participar das etapas municipais, iniciadas este mês e que se estenderão até 15 de abril, os profissionais devem procurar informações no Conselho de Saúde da cidade em que residem. Já para as etapas estaduais e distrital, agendadas para o período de 16 de abril a 15 de junho, os delegados serão eleitos de forma paritária, durante as conferências municipais.

O CRMV-SP está trabalhando na formulação de propostas a serem apresentadas nas conferências. Entre em contato com a Assessoria Técnica Médico-Veterinária (ATMV) pelo e-mail atmv@crmvsp.gov.br e informe se você já participa de um Conselho Municipal de Saúde, ou se será Delegado nas Conferências de Saúde. Assim, o Regional poderá articular uma forma integrada de apresentação das propostas de interesse da Medicina Veterinária.