Segunda-Feira, 22 de abril de 2019
28-01-2019
Equipe do CRMV-MG aguarda liberação para socorrer animais vítimas do desastre em Brumadinho

De acordo com o Regional de Minas Gerais, até o momento, o número de profissionais e as doações são suficientes

Com informações do CRMV-MG e do CFMV

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG) está mobilizado para atuar no socorro a animais vítimas do desastre provocado pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que aconteceu na sexta-feira (25). De acordo com o regional, por enquanto o número de voluntários e doações são suficientes. A mobilização da classe profissional foi tamanha que o regional recebeu cerca de 1.000 contatos de médicos-veterinários e de zootecnistas de todo o País, disponibilizando-se como voluntário, além de inúmeros insumos veterinários e outros materiais como doações.

Capacitada para atuar em situações de desastres ambientais – com experiência, inclusive, no rompimento das barragens em Mariana, e nas inundações do município de Rio Casca – a equipe do CRMV-MG está na região afetada e aguarda a liberação do Corpo de Bombeiros para iniciar as ações de resgate de animais. O conselho ressalta que a orientação dos bombeiros e da Defesa Civil é de que nenhum médico-veterinário ou zootecnista voluntário vá até o local, em virtude da complexidade das operações e do risco do rompimento de outra barragem.

No sábado (26), o presidente da Comissão de Medicina Veterinária Legal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Sérvio Reis, que é médico-veterinário e perito criminal oficial, foi convocado pela Polícia Federal para compor a equipe deslocada até Brumadinho, com o objetivo de promover as perícias e demais diligências necessárias para apuração do caso.

No domingo (27), o conselho se reuniu com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Minas Gerais (Anclivepa Minas), para avaliar as ações em complementação ao trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam no desastre de Brumadinho, além de planejar as estratégias para o resgate dos animais atingidos pelo rompimento da barragem.

Participaram da reunião o zootecnista vice-presidente do CRMV-MG, Dr. João Ricardo Albanez; o presidente e o vice-presidente da Anclivepa Minas, Dr. Abílio Domingos e Dr. Aldair Pinto; além dos médicos-veterinários Dr. Rogério Pinheiro; Dra. Silvia Trindade; Dr. Phelipe e Dr. Guilherme Brant.

O Sistema CFMV/CRMVs se solidariza com as famílias que sofrem com a perda de amigos e parentes e está à disposição para apoiar os órgãos que trabalham na busca por sobreviventes.