Segunda-Feira, 18 de fevereiro de 2019
31-01-2019
Animais do Zoo de SP recebem alimentos congelados para amenizar o calor

Foto: Paulo Gil



Com informações da Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Para amenizar o calor nesses dias de verão, os profissionais da Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP) oferecem uma diversidade de técnicas de enriquecimentos que fazem com que os animais se sintam mais confortáveis. Os enriquecimentos ambientais são atividades interativas que promovem desafios e novidades aos animais mantidos sob cuidados humanos, e isso permite a expressão de comportamentos específicos de cada espécie.

Para esse trabalho, a Fundação possui um setor responsável por avaliar comportamentos, confeccionar e introduzir enriquecimentos ambientais nos recintos, além de condicioná-los para facilitar os manejos e procedimentos veterinários.

Os elefantes, cervos, grandes primatas e jabutis-gigante adoram os banhos de mangueira para se refrescar! Os blocos de gelo com frutas também são boas opções. Podem ser feitos com frutas que fazem parte da dieta ou aquelas diferentes que tragam uma nova textura e gosto diferenciado. Já os leões, tigres e onças gostam mesmo de um grande e bom sorvete de carne.

Além de ser considerado um enriquecimento do tipo “Alimentar”, também pode ser classificado como “Cognitivo”, porque o animal terá que desenvolver uma estratégia para capturar o alimento, “Sensorial”, pela textura e temperatura refrescante e “Físico”, pela matéria que estimula o forrageamento deles pelo recinto.

Todos os alimentos que os animais recebem são preparados na Divisão de Nutrição Animal, local especializado em alimentação e nutrição, e responsável por atender a diversas espécies com biologia, fisiologia, necessidades nutricionais e paladares diferentes. É divida em três áreas para o manejo das dietas: Fábrica de Ração, Área de Preparo das Dietas e Biotério, e prepara uma média de 700 bandejas por dia, as quais são cuidadosamente distribuídas para os animais do Zoológico e Zoo Safári. Estes são os números atualizados da produção e fornecimento anual: Carnes: 53.400kg; Frutas/verduras/legumes: 140.000kg; Ovos: 64.800 unidades.

O colorido dos “sorvetes” que os animais recebem é proveniente dos alimentos funcionais, como a beterraba e abóbora. Todas as frutas e legumes ou mesmo as carnes dos "sorvetes" fazem parte da dieta balanceada dos animais. Assim como ocorre no verão, no inverno as dietas também são adaptadas para as baixas temperaturas, sendo muitas vezes, individualizadas para atender casos específicos no nosso plantel.

Grande parte destes itens alimentares é cultivado na Fazenda do Zoo que existe desde 1982 e está localizada no interior de São Paulo, entre os municípios de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora. Além disso, a Fazenda é responsável pelo fornecimento de matérias – primas para construção, reforma, ornamentação e forragem de recintos, como madeiras, sapés, bambus, mudas e fardos.

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.