Segunda-Feira, 22 de abril de 2019
07-02-2019
Brumadinho: 128 animais permanecem na fazenda onde funciona o hospital de campanha

Com informações do CRMV-MG

A equipe da Brigada Animal, coordenada pelo CRMV-MG, continua atuando nos trabalhos de resgate e de tratamento dos animais que foram atingidos pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Segundo o boletim divulgado no dia 6/2, 128 animais estão na fazenda viabilizada pela Vale, onde são realizados acolhimento e procedimentos médico-veterinários. O número é menor que o divulgado no dia 5/2 (145), pois alguns animais foram devolvidos para seus tutores e também houve encaminhamento de silvestres para soltura.

De acordo com a Brigada Animal, mais de 350 animais já foram assistidos pela equipe em Brumadinho, número que inclui animais resgatados e devolvidos a seus tutores, animais acolhidos na fazenda onde funciona o hospital de campanha e, também, aos que receberam atendimentos nas propriedades.

Confira os dados atualizados:

Aves domésticas: quatro patos; três galos e dez galinhas, sendo que um galo e um pato foram encaminhados para Zoovet e os demais estão em bom estado de saúde. Somam-se 17 aves domésticas assistidas, das quais 15 estão na Fazenda.

Pássaros: sete Canarinhos; cinco Trinca-ferro; um Azulão; um Tico-tico e um filhote não identificado, sendo que um foi a óbito em 5/2 e os demais estão em bom estado de saúde. Somam-se 14 pássaros assistidos e abrigados na Fazenda.

Répteis: um Cágado e uma serpente, que foram avaliados e encaminhados para soltura, em bom estado de saúde.

Mamíferos: um Ouriço, que foi encaminhado para soltura.

Equinos: 13 cavalos/éguas, sendo que um animal está com ferida na pata e outro com um problema ocular, ambos em tratamento, sem gravidade.

Bovinos: 40 vacas/bois, sendo que um bezerro ainda está desidratado e apático. Um vaca que estava debilitada apresenta melhora e se alimenta normalmente. Outra vaca com o membro posterior lesionado foi encaminhada para a UFMG. Somam-se 40 bovinos assistidos, dos quais 39 estão na Fazenda.

Felinos: sete gatos adultos; três gatos filhotes, sendo que uma gata está prenhe e outra chegou em trabalho de parto com suspeita dos filhotes estarem mortos. Ambas foram encaminhadas para a MedVet. Dois foram a óbito, um em 2/2 e outro assim que deu entrada na Fazenda, em 5/2. Somam-se 10 gatos assistidos, dos quais oito estão na Fazenda.

Caninos: 65 cães, sendo que:

- Um está sob cuidados intensivos e dois para tratamento na Clínica Santo Agostinho;

- 11 estão em tratamentos diversos na MedVet;

- Sete estão em tratamentos diversos na Clínica Gutierrez;

Dentre os cães, nasceram nove filhotes no dia 2/2. Um foi a óbito em 4/2.

Somam-se 65 cães assistidos, dos quais 29 estão na Fazenda.

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.