Segunda-Feira, 22 de abril de 2019
08-02-2019
Conselheiro do CRMV-SP assume diretoria-geral do Instituto de Zootecnia

Zootecnista deixou o Instituto da Pesca, onde era diretor desde 2015, para assumir novo posto

O Dr. Luiz Marques da Silva Ayroza, zootecnista e conselheiro do CRMV-SP, assumiu o cargo de diretor-geral do Instituto de Zootecnia (IZ), que pertence à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). Até o mês de janeiro deste ano, Ayroza dirigia o Instituto de Pesca (IP), também vinculado à Apta, onde atuava desde 2015.

No CRMV-SP, o zootecnista ingressou como conselheiro em 2018, com a posse da diretoria eleita (Chapa Valorização) para o triênio 2018/2021.

Atualmente também é presidente da Comissão Técnica de Agronegócios do Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), com doutorado em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Jaboticabal, Ayroza tem experiência em sistemas de produção de peixes de água doce, desenvolvendo trabalhos principalmente com os seguintes temas: Piscicultura, sistema de criação de tilápias em tanques-rede e viveiros escavados.

“O trabalho será intenso e de grande responsabilidade”, comenta Ayroza. Ele frisa que, com o apoio de colegas, será consolidada uma atuação em equipe, com foco no alcance dos objetivos propostos. “Temos a missão de integrar todas as unidades da SAA, maximizando as estruturas laboratoriais e unidades experimentais. Com isso iremos identificar os principais gargalos e priorizar os projetos estratégicos”, completa o zootecnista.

Pesca

O Instituto da Pesca (IP-Apta) também teve um zootecnista empossado como diretor-geral. Vander Bruno dos Santos – que possui especialização em questão ambiental pela Unesp-Presidente Prudente, mestrado e doutorado em produção animal pela Ufla e pós-doutorado em biologia celular e estrutural pela Unesp-Botucatu – foi assistente de Ação Regional do Instituto de Pesca de 2015 até janeiro deste ano. Santos possui experiência em Piscicultura, atuando em resíduos agrícolas, crescimento animal, crescimento compensatório, crescimento tecidual, fibras musculares, adipócitos, tilápia, pacu, piracanjuba, morfometria, alometria, composição química e expressão de fatores regulatórios miogênicos.

Além do IZ e do IP, outros três institutos mantidos pela Apta tiveram novos diretores empossados: Marcos Antonio Machado, no Instituto Agronômico (IAC); Ana Eugênia de Carvalho Campos, no Instituto Biológico (IB); e Eloísa Garcia, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). A Apta também está sob nova coordenação, com a nomeação de Antonio Batista Filho.

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.