Domingo, 8 de dezembro de 2019
03-05-2019
Sindicatos regulamentam função de trainee veterinário

Acordo visa promover aperfeiçoamento profissional em setores da Medicina Veterinária que demandam mão de obra, como clínicas e hospitais veterinários

O Sindicato dos Médicos-Veterinários do Estado de São Paulo (Sindimvet-SP) e o Sindicato dos Hospitais Veterinários, Clínicas Veterinárias, Ambulatórios Veterinários, Clínicos Veterinários Autônomos Empregadores, Consultórios Veterinários, Centros Veterinários, Centros de Diagnósticos e Laboratórios de Análises Veterinárias e Estabelecimentos Veterinários do Estado de São Paulo (Sindhosvet-SP), regulamentaram a função de trainee veterinário por meio de convenção coletiva de trabalho. Com o acordo, profissionais sem experiência ou recém-formados terão a oportunidade de pleitear uma vaga em programas de treinamento que visem prepará-los para exercer papéis importantes dentro das organizações.

De acordo com Jorge Antonio Chehade, presidente do Sindimvet-SP, a medida visa promover aperfeiçoamento profissional em setores da Medicina Veterinária que demandam mão de obra, como clínicas e hospitais, e combater a irregularidade. “As empresas abrangidas pela Convenção Coletiva poderão contratar médicos-veterinários, por meio de contrato de trabalho pela CLT – desde que devidamente sindicalizados – e que tenham até dois anos de experiência profissional na qualidade de trainee nível 1, e, de dois a quatro anos, na qualidade de trainee nível 2”, explica.

Segundo a convenção, a carga horária para ambos os trainees será de até oito horas diárias, com jornadas de trabalho de segunda a sábado. Os profissionais não poderão trabalhar no período noturno, tão pouco atuar como responsáveis técnicos nos estabelecimentos. O contrato do trainee 1 terá validade de até um ano, prorrogável por uma única vez por igual período. Ao final do prazo, o empregador poderá optar pela contratação do trainee 2. “A cada ano de trabalho como trainee, o contratante deverá oferecer ao médico-veterinário curso de formação de, no mínimo, 60 horas, consideradas como horas trabalhadas, a ser custeado pela empresa, em instituições de ensino chanceladas pelos dois sindicatos”, enfatiza Carla Alice Berl, presidente do Sindhosvet-SP.

A empresa contratante deverá assegurar que um médico-veterinário com maior experiência sirva de orientador prático, podendo este acompanhar, no máximo, dois trainees. “O empregador que não cumprir tais requisitos estará sujeito a pagar as verbas trabalhistas e demais quantias como se o funcionário convencional fosse o médico-veterinário em condição de trainee”, orienta Carla. Os contratos de trainees somente terão validade se homologados pelos dois sindicatos.

Piso Salarial

O piso salarial do trainee 1 será de R$ 2.400,00 acrescidos de vale transporte; enquanto do trainee 2 será de R$ 3.300,00 e vale transporte.

Banco de Horas

Os empregados poderão adotar o sistema de banco de horas, no qual o excesso de horas trabalhadas em um dia poderá ser compensado pela correspondente diminuição em outro dia do mesmo ano corrente.