Sabado, 25 de maio de 2019
06-05-2019
Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries homenageará profissional referência em nutrição

A Profª Drª Nilva Kazue Sakomura foi cativada pela nutrição de monogástricos e fez dos estudos na área uma missão

Texto: Assessoria de Comunicação do CRMV-SP

Filha de agricultores, Nilva Kazue Sakomura cresceu em área rural, na região de Jaboticabal, interior do Estado de São Paulo, o que contribuiu para que ela ingressasse no curso de Zootecnia do campus mantido pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) na localidade. Hoje, 40 anos depois, as pesquisas de Nilva, professora titular no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp, norteiam a Zootecnia brasileira quando o assunto é nutrição animal.

A construção da carreira acadêmica exemplar teve seu pilar arquitetado logo após a conclusão de sua graduação, em 1979, a partir da busca por desenvolvimento de seu lado pesquisador. “O interesse pela pesquisa começou durante o estágio, na faculdade”, conta ela, que concluiu o mestrado em Produção Animal em 1982, na mesma instituição em que se graduou, no qual avaliou alimentos para aves e sua digestibilidade.

Pesquisadora nata

Já em 1989, foi para a Universidade Federal de Viçosa, onde defendeu sua tese de doutorado em Zootecnia. “Para o doutorado escolhi pesquisar a exigência nutricional a partir do método fatorial”, diz Nilva sobre o estudo voltado à necessidade das aves para o ganho de peso e para a produção de ovos.

Ainda instigada a prosseguir com as pesquisas na área, dedicou-se à livre-docência, em 1996, estudando o valor nutricional das sojas integrais processadas e de sua utilização na alimentação de frangos e poedeiras, também na Unesp. A docente não se limitou às fronteiras brasileiras e foi aos Estados Unidos e à África do Sul, nos anos de 2002 e 2010, respectivamente, para o pós-doutorado.

Sua atuação profissional se consolidou, então, na nutrição de monogástricos, com foco nas linhas de pesquisa “Exigências Nutricionais” e “Avaliação dos Alimentos para Animais Monogástricos”, tendo como temas principais: avaliação de alimentos e aditivos para aves e animais de companhia, modelagem das exigências nutricionais para o crescimento e produção de aves, com base no potencial genético e eficiências de utilização da energia e nutrientes das dietas.

Nilva soma mais de 200 artigos publicados em periódicos e 29 capítulos de livros escritos. Durante a carreira, foi orientadora de 32 dissertações de mestrado, 31 teses de doutorado, além de pesquisas de iniciação científica, monografias de especialização e de graduação.

Referência nacional

A bagagem de Nilva culminou na publicação do livro “Métodos de Pesquisa em Nutrição de Monogástricos”, em parceria com o agrônomo Horacio Santiago Rostagno. A publicação, que está em sua segunda edição, é utilizada nos cursos de graduação, pós-graduação e em pesquisas em instituições de todo o País.

“É gratificante saber que meu trabalho contribui dessa forma para o ensino e a prática da Zootecnia, no âmbito da nutrição animal”, afirma a profissional.

A entrega valorosa de Nilva à Zootecnia brasileira foi além da produção acadêmica. Isso porque a coordenação da docente em quatro projetos temáticos – um na área de avaliação e três em exigência nutricional –, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), resultou no desenvolvimento de dois softwares modelos de simulação que levam em conta a ambiência e outros fatores do contexto de criação.

Na Zootecnia, recursos tecnológicos como esses são cruciais para a tomada de decisão. “O zootecnista, a partir dos apontamentos de exigências nutricionais obtidos com as simulações, pode definir diretrizes necessárias para a criação em que está atuando”, argumenta Nilva que ainda enfatiza: “O objetivo do pesquisador é gerar resultados. Isso vai além de gerar conhecimento.”