Quarta-Feira, 20 de novembro de 2019
19-08-2019
Evento abordará o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Com informações da Assessoria de Comunicação do Mapa

Em setembro, dois eventos mostrarão vantagens dos gestores públicos e das agroindústrias participarem do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi - POA). O primeiro é o seminário de sensibilização do Sisbi e, o segundo, um curso de atualização em inspeção higiênico-sanitária e tecnológica de carnes para médicos veterinários dos serviços de inspeção dos estados e municípios. Promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os eventos acontecerão entre os dias 02 a 06/09, na sede da Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul).

O seminário será conduzido pela ministra Tereza Cristina no primeiro dia. Direcionado principalmente a gestores públicos, lideranças e empresários integrantes, esse evento vai demonstrar o funcionamento e perspectivas do Sisbi -POA, requisitos e procedimentos para adesão ao sistema, as inovações e a importância dos autocontroles para as agroindústrias.

A segunda parte será voltada aos médicos-veterinários que atuam nos Serviços de Inspeção (SI) de Estados e Municípios de todo Brasil com foco na atualização sobre inspeção das principais espécies de abate (aves, bovinos e suínos) e procedimentos para verificação de programas de autocontroles (BPF, PPHO e APPCC). O objetivo é facilitar a obtenção ou manutenção da equivalência dos SI e adesão ao Sisbi - POA.

Para saber mais e se inscrever acesse AQUI

Sisbi

Faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus serviços de inspeção com o Serviço Coordenador do Sisbi. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Os estabelecimentos registrados nesses serviços estaduais e municipais que integrem o Sisbi podem comercializar seus produtos em todo o território nacional, nas mesmas condições de estabelecimentos registrados no SIF. Para reconhecimento da equivalência e adesão ao Sisbi, os serviços estaduais e municipais devem comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Mapa.