Quarta-Feira, 18 de setembro de 2019
19-08-2019
Mapa e Embrapa fecham parceria para diagnóstico do mormo

Com informações do Portal Dourados Agora

A Embrapa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se reuniram para estabelecer acordo de parceria para validação de tecnologias para a diagnose da doença do mormo.

Doença infecciosa que atinge principalmente os equídeos, o mormo pode causar grandes prejuízos para os criadores de cavalos, pois o sacrifício dos animais infectados é obrigatório.

O Brasil possui o terceiro maior rebanho de equinos no mundo e o maior da América Latina. Por isso um diagnóstico preciso por meio de exames de sangue é fundamental para se fazer estudos epidemiológicos e estabelecer políticas públicas que promovam o estabelecimento de regiões livres da doença, considerada uma zoonose, por também atingir seres humanos.

Ação

Ficou acertado que a Embrapa irá receber, nos próximos meses, os chamados isolados do patógeno (organismos causadores da doença) para realizar a caracterização genética molecular e, assim, testar a confiabilidade e pureza dos mesmos.

Após a caracterização, um experimento que está sendo planejado pela Embrapa por solicitação do Mapa, envolverá a inoculação de animais com os patógenos caracterizados geneticamente para a realização do diagnóstico utilizando dois kits de diagnose por Elisa (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay ou ensaio de imunoabsorção enzimática), um teste imunoenzimático que permite a detecção de anticorpos específicos, por exemplo, no plasma sanguíneo de equídeos.

O objetivo do estudo epidemiológico será conhecer mais detalhadamente onde se encontra a doença, ou seja, onde é maior a sua proliferação no país e, a partir daí, construir políticas públicas que criem, por exemplo, zonas de exclusão.

Os resultados constituirão a base para a elaboração de uma política pública de grande relevância.

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.