Quarta-Feira, 20 de novembro de 2019
09-09-2019
Feliz Dia do Médico-veterinário!

Caros colegas, parabéns pelo Dia do Médico-veterinário!

Neste ano, em que a data está sob o brilho do aniversário de 50 anos do CRMV-SP, nada melhor do que contribuir para a valorização e a educação continuada dos profissionais. Por isso, entre as ações comemorativas, o Regional realizará a 3ª edição da Semana do Médico-veterinário, com o tema “MV+50: construindo, no agora, o futuro”.

A abertura do evento, no dia 09/09, foi especialmente planejada, tendo na programação uma exposição com fotografias históricas, palestra com o historiador Leandro Karnal, homenagens a ex-presidentes do Regional, além da entrega dos prêmios Max Ferreira Migliano (área de Clínica Médica veterinária), Paschoal Mucciolo (área de Inspeção e Tecnologia de Alimentos) e Hannelore Fuchs (área de Comportamento Animal), este último criado em 2019 ano.

Depois de lançar um selo e um carimbo postais com o logo comemorativo aos 50 anos, durante a Reunião das Entidades de Classe de 2019, realizada 21/08, na Pet South America, a solenidade de 09/09 também abrirá espaço para um lançamento. Desta vez do livro “Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo: uma trajetória de conquistas (1969-2019)”, fruto de um árduo levantamento de informações que o CRMV-SP fez questão de realizar para registrar, recontar e dar vida ao sonho dos pioneiros que fizeram parte da história do Regional e da Medicina Veterinária, tanto no âmbito estadual como no nacional.

Nos dias seguintes, 10, 11 e 12, palestras gratuitas sobre Medicina Veterinária do Coletivo, de Desastres e Intensiva – campos considerados emergentes e promissores para a profissão –, percorrerão as cidades de Sorocaba, São José dos Campos e Botucatu, cumprindo o propósito do Conselho de alcançar a classe em diferentes regiões do Estado.

Mais do que celebrar a história, 2019 veio para marcar a trajetória do CRMV-SP e da Medicina Veterinária paulista. Fechamos meio século de muito trabalho e abrimos caminho para os próximos 50 anos, que já começam cercados de eventos de educação continuada, foco nas articulações políticas pela valorização da Medicina Veterinária e da Zootecnia e em defesa do exercício ético das profissões e da oferta de melhores serviços à sociedade.

Estamos vivendo uma nova era e, entre as linhas dos novos capítulos que começam a ser escritos pelo CRMV-SP, está a conquista do Prêmio Boas Práticas Ministro Benjamin Zymler, promovido durante a 3ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, em Brasília. O relatório de gestão, com informações sobre as licitações, movimentações financeiras e práticas das várias áreas do Regional ao longo de 2018, o qual já havia sido aprovado sem qualquer ressalva pelo Tribunal de Contas da União (TCU), venceu na categoria “Melhor Relatório de Gestão”.

Outra página dessa nova era registra a aprovação do Plenário do Conselho Estadual de Saúde (CES), por unanimidade, da recomendação, ao Ministério da Saúde, de propostas do Regional – incorporação do conceito de Saúde Única como uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) e a inclusão dos estabelecimentos médico-veterinários (ambulatórios, consultórios, clínicas e hospitais) no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Também foi neste ano que o Manual de Responsabilidade Técnica e Legislação do CRMV-SP, considerado modelo para outros CRMVs, teve sua 4ª edição lançada. E no campo das publicações, a Medicina Veterinária e Zootecnia paulistas pode se orgulhar das cinco indexações da revista mv&z em bases nacionais e internacionais.

Muito ainda há por fazer. O CRMV-SP seguirá firme na missão de deixar um legado de honra para as classes médica-veterinária e zootecnista do Estado de São Paulo.

Continue contando com este Conselho!

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.