Quarta-Feira, 20 de novembro de 2019
11-09-2019
Dia do Médico-veterinário: evento do CRMV-SP reúne e emociona profissionais

Em comemoração à data e aos 50 anos do Conselho, a programação foi marcada pelo lançamento do livro e da exposição fotográfica que narram a história da autarquia

Um evento regado à emoção, lembranças e valorização do trabalho dos pioneiros marcou as comemorações do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) ao Dia do Médico-veterinário (09/09) e aos 50 anos de criação da autarquia federal. Realizada em São Paulo, a festividade reuniu mais de 300 pessoas, entre profissionais, funcionários e autoridades da Medicina Veterinária paulista. A programação contou com o lançamento do livro e da exposição fotográfica que contam a história do Regional, palestra de Leandro Karnal, homenagens e premiações.

O evento aconteceu no teatro do Colégio Maria Imaculada, na região do Paraíso, na Capital, e deu início à 3ª Semana do Médico-Veterinário, que neste ano tem o tema “MV+50: construindo, no agora, o futuro”.

Os convidados e inscritos foram recepcionados pela exposição fotográfica, em que puderam saber mais sobre fatos que marcaram a trajetória do seu conselho profissional e, ainda, conhecer os médicos-veterinários que participaram das primeiras gestões do Conselho.

Na abertura da solenidade, o presidente do CRMV-SP, méd.-vet. Mário Eduardo Pulga, ressaltou a honra em receber cada um dos presentes. “Preparamos esse momento durante todo o ano. Tudo foi pensado para homenagear a nossa classe.”

A história documentada

Pulga entregou ao presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), méd.-vet. Francisco Cavalcanti de Almeida, um exemplar do livro “Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo: Uma trajetória de conquistas (1969-2019)”, lançando oficialmente o título que conta a história da autarquia, com base em pesquisas, no resgate de registros e de fotografias e em entrevistas com profissionais e funcionários que vivenciaram a criação e as diferentes fases do Regional.

A ética como alicerce para a sustentabilidade

O historiador Leandro Karnal, palestrante da noite, levou os presentes a refletir sobre a importância da ética na conduta profissional para a sustentabilidade – conceito no qual o desenvolvimento social, econômico e ambiental ocorre em equilíbrio.

“A ética, como a sustentabilidade, é o primeiro passo. O segundo é atualização e inovação. Às vezes, velhos métodos são muito mais eficazes. Mas é preciso se atualizar”, enfatizou Karnal, que se referiu à alta competitividade e dinamismo que são exigidos de profissionais de todas as áreas na atualidade. “O terceiro passo é você. É importante cuidar para ter um corpo funcional”, completou.

Premiações

Neste ano o CRMV-SP promoveu os prêmios Max Ferreira Migliano (Clínica Médica Veterinária), Paschoal Mucciolo (Inspeção e Tecnologia de Alimentos) e Hannelore Fuchs (Comportamento Animal), este último em sua primeira edição. Os premiados foram, respectivamente, os médicos-veterinários João Pedro de Andrade Neto, José Cezar Panetta e Cristiane Schilbach Pizzutto.

Premiados do CRMV-SP 2019 compartilham histórias de persistência

CRMV-SP celebra 50 anos de história com campanha especial

CRMV-SP lança carimbo e selo comemorativos aos seus 50 anos

Áreas emergentes na Medicina Veterinária são tema da 3ª Semana do Médico-Veterinário