Quarta-Feira, 23 de outubro de 2019
18-09-2019
Semana de Mobilização contra a Febre Maculosa Brasileira visa a prevenção da doença

Saúde registrou 27 casos no Estado e uma morte em Piracicaba

Com foco preventivo, de 16 a 20/09 acontece a Semana de Mobilização contra a Febre Maculosa Brasileira (FMB) na região metropolitana do Estado de São Paulo, onde ocorre o ciclo envolvendo o carrapato A. aureolatum, aves silvestres e o cão doméstico. O estado, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), já soma 27 casos este ano, contabilizados até 03/09. Campinas concentra sete infectados e, Piracicaba, uma morte em decorrência da doença.

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo alerta que o carrapato já transmite a bactéria do gênero rickettsia em apenas 10 minutos e, em muitos casos, o paciente apresenta uma forma muito agressiva da doença, indo a óbito em poucos dias, sem apresentar o erupções na pele. Neste ciclo, os cães – e, esporadicamente, os gatos – que entram em áreas verdes, levam o parasita para dentro de suas casas, onde as pessoas acabam se infectando.

A participação de médicos-veterinários na vigilância e controle da FMB, por meio da divulgação de informações junto aos colegas e à população, é fundamental.

É preciso orientar quanto às áreas de risco e transmissão da doença; não entrar na mata sem a devida proteção; conscientizar tutores de cães e gatos quanto à guarda responsável, para que os animais não fiquem soltos, podendo adentrar matas; estimular o uso de carrapaticidas de longa duração em cães e gatos; orientar sobre como retirar carrapatos aderidos ao corpo de animais e pessoas, sem o risco de esmagamento, colocando-os num frasco seco e encaminhando-os para identificação no Centro de Controle de Zoonoses do seu município e, em caso de parasitismo humano, indicar a procura por assistência médica na ocorrência de qualquer um dos sintomas da doença, informando o médico sobre o parasitismo e se frequentou área de risco de transmissão da doença.

Acesse aqui os materiais da Semana de Mobilização contra a Febre Maculosa Brasileira disponíveis:

Alerta aos médicos-veterinários

Informe para médicos-veterinários

Banner - orizontal

Banner - vertical

Casos em São Paulo

Sintomas em humanos

Folheto de alerta - Região Metropolitana

Mapa de casos

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.