Quarta-Feira, 23 de outubro de 2019
27-09-2019
CRMV-SP participa do 1º Simpósio Brasil – Alemanha de Bem-estar Animal

AHK São Paulo/Carlo Ferreri

Evento lançou livro que tem artigo da presidente da Comissão de Bem-estar Animal do Regional

A capital paulista sediou o 1º Simpósio Brasil – Alemanha de Bem-estar Animal, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, no dia 24/09, com foco em discussões voltadas aos animais de produção. O evento foi acompanhado por profissionais que integram equipes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Na ocasião, foi lançado o livro “O bem-estar animal no Brasil e na Alemanha – Responsabilidade e Sensibilidade”, que reúne 40 produções de diversos profissionais em 300 páginas, com prefácio da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina C. da Costa Dias, e da ministra da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner.

Um dos artigos do volume é de autoria da presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Conselho, Profa. Dra. Cristiane Schilbach Pizzutto. Ela estava presente ao evento, ao lado da méd.-vet. Claudia Sophia Leschonski, que integra as comissões técnica de Bem-estar Animal e de Equideocultura do Regional, e a méd.-vet. Rebecca Politti, assessora especial do CRMV-SP.

Debates

A palestra de abertura, “Aspectos Científicos e Ensino”, abordou das realidades de métodos de apanha do frango de corte às questões socioeconômicas de diferentes países, com um debate sobre os desafios do setor produtivo em relação ao bem-estar animal e os problemas enfrentados para alimentar populações de nações subdesenvolvidas.

Segundo o Prof. Dr. Jörg Hartung, que representou a Universidade de Hannover (Alemanha) no evento e é um dos editores do livro, ambos são pontos importantes e a necessidade de solucionar um problema não exclui a resolução do outro. “Acredito que haja recursos tecnológicos e profissionais capacitados para a evolução nos dois aspectos e que, investindo no bem-estar animal, podemos aumentar a segurança alimentar em países pobres”, comentou.

O Prof. Dr. Mateus Paranhos da Costa, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (FCAV-Unesp), campus Jaboticabal, e também um dos colaboradores da publicação, ressaltou a necessidade de iniciativas sociais, que ultrapassem o aspecto financeiro. “Temos uma preocupação real, não só uma discussão criada.”

Temáticas como legislação, ética, economia e mídia também foram abordadas na programação do Simpósio, partindo do prisma do bem-estar animal, passando pelo segmento de produção e, também, pincelando questões envolvendo os pets.

Contribuição

Na opinião da presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP, o evento e a organização do livro foram uma forma “brilhante” que a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo encontrou para mostrar a diferentes setores da sociedade a evolução das boas práticas de bem-estar e o quão difícil é aplicá-las, especialmente no âmbito do setor produtivo.

“Excelentes nomes foram reunidos nessa obra. São profissionais engajados em mudar as práticas de manejo do Brasil e que, com seus trabalhos, sinalizam que é possível ter animais de produção agregando bem-estar e qualidade no produto final”, comentou a Profa. Dra. Cristiane Schilbach Pizzutto.

De acordo com a méd.-vet. Claudia Sophia Leschonski, o livro lançado chama atenção pela abrangência de diferentes espécies (animais de estimação, produção, equídeos, aquicultura, silvestres etc.), sob a ótica de dois países distintos. “Além disso, a publicação é muito interessante, pois, em vez de permanecer no campo do que seria o ideal, traz uma radiografia real da situação no Brasil e na Alemanha, mostrando desafios e conquistas. Trata-se de uma avaliação honesta dos profissionais envolvidos”, afirmou, ponderando ainda que o livro será referência importante não só para médicos-veterinários e zootecnistas, mas também para formadores de opinião e para a sociedade.

Outro destaque feito por Cristiane foi a abordagem dos assuntos sob aspecto da mídia. “Esse debate contribui para desmistificar uma crença de que o bem-estar é esquecido quando se trata de animais de produção. Estamos trabalhando eticamente com esse foco e a mídia deve ser uma aliada para que as informações adequadas alcancem as pessoas.”