Sexta-Feira, 6 de dezembro de 2019
28-10-2019
CFMV celebra 50 anos com evento especial

Com informações da Assessoria de Comunicação do CFMV

Na data em que, no ano de 1968, foi sancionada a Lei nº 5.517, que regulamentou o exercício da Medicina Veterinária e criou os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, conhecidos hoje como Sistema CFMV/CRMVs, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizou uma solenidade comemorativa. A programação aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães.

O presidente do CFMV, médico-veterinário Francisco Cavalcanti de Almeida, ressaltou que a solenidade fecha, de forma brilhante, um ano de comemorações pelos 50 anos do Sistema. Cavalcanti aproveitou para destacar que a parceria do conselho com a Câmara dos Deputados começou muito antes da promulgação da Lei nº 5.517/1968. Mais específicamente, em 1957, quando após intensa mobilização dos profissionais, o debate sobre a criação dos conselhos chegou ao Congresso Nacional.

“Falar dos 50 anos do CFMV é falar de luta, mas também de avanços. É falar de aprendizados, mas também de recomeços. É falar do futuro, mas também do passado”, destacou.

Para o presidente do CFMV, a Medicina Veterinária se apoia em um tripé, composto por um viés político, outro econômico e um social. “Como representante de mais de 183 mil médicos-veterinários e 30 mil zootecnistas, presentes em todas as 27 Unidades da Federação, o conselho sempre foi um balizador da qualidade dos profissionais brasileiros”, afirmou.

Prêmios

Fez parte da programação a entrega dos prêmios Professor Paulo Dacorso Filho e Professor Octávio Domingues – Edição 2018. A homenagem é feita pelo conselho a médicos-veterinários (desde 1977) e zootecnistas (desde 2008) que tenham realizado serviços relevantes para a ciência veterinária ou para o desenvolvimento agropecuário no país.

A solenidade contou ainda com a entrega da “Comenda Ivo Torturella", instituída pelo conselho em comemoração ao seu jubileu de ouro, por meio da Resolução nº 1.227, de 20 de setembro de 2018. A comenda foi concedida a médicos-veterinários e zootecnistas que tenham contribuído significativamente para a promoção e valorização da ciência animal brasileira ou para o desenvolvimento de suas áreas correlatas.

Nesta edição, receberam os prêmios: Maria José de Sena (Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho) e José Neuman Miranda Neiva (Prêmio Professor Octávio Domingues).

Já as Comendas Ivo Torturella foram designadas para Alberto Neves Costa, Aristeu Pessanha Gonçalves, Benedito Dias de Oliveira Filho, David Driemeier e Carlos Wilson Gomes Lopes e a cerimônia de entrega contou com a participação do filho do Ivo Torturella, Túlio Passos Torturella.

Os prêmios e as comendas foram entregues pelo presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.

Registro em livro

Na ocasião foi feito o lançamento do livro “50 anos do Conselho Federal de Medicina Veterinária”. A obra reúne a história de cinquenta médicos-veterinários, de diversos segmentos que contribuíram para o crescimento e a valorização da Medicina Veterinária, e que colaboraram para o desenvolvimento do Sistema.