Quinta-Feira, 27 de fevereiro de 2020
20-01-2020
Indicações de médicos-veterinários militares para concorrer à Comenda do CFMV vão até dia 28 de fevereiro

Os médicos-veterinários que prestaram relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar Brasileira e ao fortalecimento da Veterinária Militar serão homenageados anualmente pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com a Comenda Muniz de Aragão.

As indicações ao prêmio em caso de profissionais do Estado de São Paulo podem ser feita ao CRMV-SP, por meio do envio de um memorial e/ou currículo do profissional, além de documentos que comprovem o merecimento, para o e-mail gabinete@crmvsp.gov.br.

Os indicados serão avaliados por uma comissão composta por três conselheiros federais e o relatório conclusivo será avaliado pelo plenário do CFMV.

Comenda Muniz de Aragão

Instituída em 26/09/19, por meio de publicação no Diário Oficial da União, pelo CFMV, a homenagem faz referência a João Muniz Barreto de Aragão (1874-1922), tenente-coronel médico do Exército Brasileiro que desenvolveu trabalho relevante no combate a zoonoses, em especial, ao mormo, além de ter criado e dirigido o Serviço de Defesa Sanitária Animal, embrião que viria a ser o Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura. Muniz de Aragão, patrono da Medicina Veterinária Militar, empenhou-se pela estruturação do ensino da Medicina Veterinária no Brasil e foi diretor da Escola de Veterinária do Exército.

A comenda será entregue aos homenageados sempre no dia 17 de junho, Dia da Medicina Veterinária Militar Brasileira. Serão elegíveis profissionais das Forças Armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) ou das Polícias Militares dos estados e do Distrito Federal.

A ideia da comenda foi do presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti, durante sua participação no I Seminário Acadêmico Muniz de Aragão de Medicina Veterinária Militar, realizado na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), em junho último. Na ocasião, o presidente assistiu a palestras e debates diversos que destacaram a relevância da atuação dos médicos-veterinários para e dentro das Forças Armadas, em especial, o Exército.

A criação da comenda foi apoiada unanimemente pelos participantes da 328ª Reunião Plenária Ordinária do CFMV, realizada em Brasília, nos dias 16 e 17 de setembro. As indicações ao prêmio deverão ocorrer até o dia 28 de fevereiro do ano de outorga da comenda e podem ser efetuadas pelas diretorias dos conselhos regionais ou do federal, seus membros titulares ou suplentes, de forma individual, ou pelas próprias instituições militares. É preciso encaminhar um memorial e/ou currículo do profissional, além de documentos que comprovem o merecimento. Os indicados serão avaliados por uma comissão composta por três conselheiros federais, cujo relatório conclusivo será avaliado pelo plenário do CFMV.