Quinta-Feira, 27 de fevereiro de 2020
29-01-2020
Fapesp cria Rede de Repositórios de Dados Científicos do Estado de São Paulo

Com informações da Agência Fapesp

Com foco em aumentar a eficiência no uso de informações de ciência, a que a Fapesp criou a Rede de Repositórios de Dados Científicos do Estado de São Paulo. A iniciativa, lançada em dezembro de 2019, vai disponibilizar, em uma plataforma aberta, dados associados às pesquisas desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

A rede envolve as seis universidades públicas do Estado de São Paulo – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) –, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA/Embrapa).

Por meio da plataforma será possível ter acesso aos dados gerados em pesquisas científicas, independentemente de sua publicação em artigos científicos. Para o pesquisador que gerou os dados, a Rede de Repositórios aumenta a visibilidade da sua pesquisa, permitindo o seu compartilhamento e reúso em novas pesquisas.

Sabia mais sobre a plataforma