Quarta-Feira, 12 de agosto de 2020
27-04-2020
Educação continuada deve ser aliada dos profissionais

Cursos on-line gratuitos são oportunidade de capacitação durante a quarentena

Texto: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do CRMV-SP

O isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus impactou a rotina de trabalho das mais variadas categorias profissionais, como as de médicos-veterinários e de zootecnistas, que tiveram suas atividades temporariamente interrompidas, reduzidas ou viram cair o movimento no trabalho. Por isso, a hora é de arregaçar as mangas e tornar essa experiência a mais produtiva possível.

“Em momentos de guerra, crise e pandemia como essa que o mundo experimenta nos dias atuais, percebemos o quão nobres são o tempo e o convívio com as pessoas. É também uma oportunidade para o aprimoramento profissional e para tanto os cursos que são oferecidos on-line, além de acessíveis para muitos, preparam os profissionais para enfrentarem as demandas e desafios que essa nova sociedade que está nascendo irá nos impor”, afirma Helenice Souza Spinosa, presidente da Comissão Técnica de Educação (CTE) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

De acordo com Márcio Thomazo Mota, membro da Comissão das Entidades Regionais Veterinárias do Estado de São Paulo (CTERVESP) do CRMV-SP e presidente da Federação das Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp), com a queda no movimento e/ou parada total, o médico-veterinário terá mais tempo livre e deve buscar formas de melhorar a sua capacitação, seja ela em gestão de carreira ou voltada ao aprimoramento técnico.

“Contamos com a facilidade da internet e das inúmeras plataformas digitais, além de universidades e escolas que colocam à disposição conteúdos gratuitos ou de custo reduzido. Ainda podemos contar com a indústria, que está produzindo excelentes conteúdos. Acredito que a educação continuada deve ser infinitamente explorada tanto por empreendedores quanto por profissionais que desejem estar sempre atualizados e descobrir novas tendências”, enfatiza Thomazo Mota, destacando ainda a opção de leitura de livros e trabalhos com conteúdo rico e abundante indexados na internet.

A consultora de carreira Dani Lima, especialista em Desenvolvimento de Pessoas, salienta que a hora é de investir em autodesenvolvimento. “Um conceito que vem cada vez mais ganhando espaço é o Life Long Learning, que traduzindo significa aprendizado constante ao longo da vida. Viver a quarentena em si já é um grande aprendizado e importante momento para autoconhecimento."

E para a área médica, este conceito precisa estar bem difundido, pois, a todo momento, surgem novas tecnologias, tratamentos e abordagens, afirma Dani, lembrando que a responsabilidade da educação nunca esteve tanto nas mãos do indivíduo quanto agora, e isso também é uma grande mudança na forma como a educação vai se moldar daqui em diante.

Organizando a agenda

É importante ressaltar que a quarentena não é e não deve ser sinônimo de estagnação. O momento é de reflexão, mas também de definir novas condutas. E em meio a tanta oferta de cursos on-line, a educação continuada pode efetivamente tornar-se uma rotina na vida dos profissionais.

Em meio ao isolamento social, é preciso fazer uma melhor gestão do tempo, criar uma rotina produtiva e, como destaca Mota, deixar de lado o discurso de que não é por falta de tempo ou recursos financeiros. “Agora, vemos inúmeras oportunidades a custo acessível e algumas até gratuitas. Descobrimos que podemos fazer tantas coisas sem sair de casa/clínica e quem sabe até organizarmos mais congressos on-line, onde muito mais profissionais poderão ser beneficiados. Creio que podemos tirar boas lições da pandemia”, ressalta o médico-veterinário.

Mas diante de tantos cursos on-line à disposição, como organizar a agenda de estudos e o que priorizar para aproveitar ao máximo a oferta de conhecimento?

Justamente por ter tanta oferta, segundo Dani, o melhor a fazer é tirar um tempo para pensar quais os próximos passos que quer dar em sua carreira, se quer se especializar em algum tema específico, se existe alguma instituição que gostaria de ter em seu currículo. “Após refletir, é hora de procurar o que faz sentido e investir tempo no que te levará ao seu objetivo. Não é fazer por fazer, mantenha o foco”, enfatiza.

Helenice cita a frase do filósofo grego Sócrates “só sei que nada sei” para ilustrar a necessidade da busca contínua de novos saberes. E afirma que, para superar essa travessia espinhosa que envolve uma crise global sanitária, social e econômica, é importante “reconhecer nossas limitações, enriquecer a vida pessoal e a construção da ação coletiva”.

Em meio ao cenário atual, segundo Dani Lima, a única certeza que podemos ter é que o tempo reservado para a educação e desenvolvimento é um dos melhores investimentos que se pode ter e que ninguém pode fazer por você. “Aproveite para se reinventar, se descobrir”, conclui a consultora.

Disciplina

A consultora de carreira e especialista em Desenvolvimento de Pessoas, Dani Lima, lembra, ainda, que estudar em casa requer muita disciplina, é preciso criar o hábito e, para isso, dá algumas dicas para aproveitar e otimizar o tempo. “Separe uma hora do dia para o estudo. Neste momento entra o autoconhecimento. Qual o horário que você absorve melhor as informações e consegue se concentrar mais? Use esse horário para o estudo. Se não sabe, teste. Estude um dia de manhã, um à tarde e outro no final dia. Veja o que é mais efetivo. E muito importante, faça anotações sobre o conteúdo que está estudando, isso ajuda o seu cérebro a guardar as informações e te ajudará a concentrar e absorver as informações”, orienta.

A presidente da CTE do CRMV-SP, alerta que selecionar um espaço físico no qual possa se concentrar nas atividades do curso também está entre os primeiros passos para dar certo. Mota concorda que o profissional deve definir um tempo, de uma a três horas por dia, para se dedicar aos estudos e manter uma frequência semanal. “Assim, quando sairmos desta fase quarentena, estaremos com um conhecimento mais apurado. Acredito, ainda, que cada profissional deve fazer uma autoanálise para entender o atual momento de sua carreira ou de sua empresa, para selecionar quais conteúdos são realmente prioritários. Temos uma gama de possibilidades, mas a dica principal é: faça uma rotina e siga”, enfatiza o médico-veterinário da (CTERVESP) do CRMV-SP.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Confira algumas das instituições que estão oferecendo cursos e palestras:

Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), oferece diversos cursos on-line gratuitos abordando biofortificação, biodiesel, irrigação, controle de pragas, coleta e transporte do leite, entre outros.

https://www.embrapa.br/e-campo

Governo Federal

A plataforma Todos por Todos foi lançada pelo Governo Federal com diversas iniciativas, entre elas a página Capacitação à Distância, onde várias instituições disponibilizam cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento. Entre as instituições e empresas participantes estão FGV, Sebrae, Enap/EV.G, Senai, Google, Instituto Fenacon, Fundação Bradesco - Escola Virtual, Unieducar, EF- English Live, em outras.

https://www.gov.br/pt-br/todosportodos/cursos-de-capacitacao-a-distancia

Itaú

O Itaú e a Curseria oferecem acesso a 15 aulas gratuitas para desenvolvimento pessoal e profissional. As opções são as mais variadas, como audiovisual com Porta dos Fundos, técnicas para falar em público com Marcos Motta, alimentação saudável com Bela Gil, organização residencial com Micaela Góes, defesa pessoal para mulheres com Kyra Gracie, entre outras.

https://itau.curseria.com/

Ministério da Saúde

Iniciativa do Ministério da Saúde junto à Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), o curso “Orientações gerais ao paciente com Covid-19 na Atenção Primária à Saúde” possui carga horária de 15h e integra uma série de ofertas educacionais para ajudar no combate à pandemia. Com inscrições até 31 de dezembro, o curso é livre, gratuito e tem início imediato.

https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46168

*A UNA-SUS mantém ainda diversos cursos de capacitação gratuitos para profissionais da saúde.

USP

A Universidade de São Paulo (USP) mantém diversas plataformas - Canal USP no YouTube, e-Aulas, Coursera, Veduca e Univesp - que oferecem cursos livres, vídeos e aulas gravadas nas mais diversas áreas de conhecimento.

https://www5.usp.br/ensino/cursos-on-line/

UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para a formação de turma em São Paulo dos cursos de especialização em Certificação e Licenciamento Ambiental e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Recursos Naturais. Em decorrência da COVID-19, as aulas serão on-line até o fim da pandemia. As inscrições devem ser feitas pelo site da UFSCar até 8 de maio, mesmo com o início das atividades previsto para 25 de abril. Cada curso tem a duração de 12 meses, com aulas presenciais em sábados alternados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os encontros presenciais, após o período de quarentena, ocorrerão no Edifício Patrimônio, que fica na av. Paulista, 509, Bela Vista, São Paulo. Mais informações pelo e-mail mbagas.sp@ufscar.br ou pelo WhatsApp (11) 99381-0345.

Vet Smart

A Vet Smart, plataforma de conteúdo veterinário, disponibiliza palestras com acesso gratuito e podcasts voltados aos profissionais e aos futuros médicos-veterinários.

https://www.vetsmart.com.br/

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.