Quarta-Feira, 8 de julho de 2020
05-05-2020
CRMV-SP recebe indicações ao Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries

(Atualizado em 02/06/2020)

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) recebe indicações de zootecnistas de destaque ao Prêmio “Luiz Alberto Fries”, que já está em sua terceira edição. “O prêmio é um reconhecimento à contribuição dos profissionais da Zootecnia para com a sociedade. Esta é uma área importantíssima para garantia da sustentabilidade alimentar hoje e no futuro do País e do mundo, com a atuação dos zootecnistas na produção, manejo, nutrição e bem-estar dos animais”, frisa o presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga.

Para indicar um profissional, basta preencher, até o dia 15/06, o formulário disponível em AQUI.

Conforme a Resolução CRMV-SP nº 1.922/2010, a Comissão de Avaliação e Julgamento será constituída por três conselheiros do Regional, que terão a atribuição de analisar o currículo dos indicados e referendar o candidato ao prêmio junto ao Plenário.

Se julgar que nenhum dos nomes indicados atende o nível necessário para a premiação, a Comissão poderá propor ao Plenário do CRMV-SP nomes de profissionais de destaque na área.

A entrega da premiação ainda terá a data definida e divulgada.

Sobre o Prêmio

O Prêmio “Luiz Alberto Fries” foi instituído em 2018, quando a profissional agraciada foi Profª Drª Sandra Aidar de Queiroz, já aposentada, que foi coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), dedicando-se como professora e orientadora, além de exercer a livre-docência em Melhoramento Genético Animal.

No ano passado, quem recebeu o prêmio após as indicações feitas ao Conselho foi a Profª Drª Nilva Kazue Sakomura, professora titular no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp, e uma das autoras do livro “Métodos de Pesquisa em Nutrição de Monogástricos”, que norteia a Zootecnia brasileira quando o assunto é nutrição animal.

Sobre Luiz Alberto Fries

Zootecnista graduado pela Faculdade de Zootecnia de Uruguaiana da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1972), Luiz Alberto Fries especializou-se em Swine Husbandry pela Vocational Training College Barneveld (1973) e se tornou mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974). Seu doutorado foi pelo curso de pós-graduação em Melhoramento Animal, na Iowa State University of Science and Technology (1984), nos Estados Unidos.

Iniciou sua carreira como professor universitário no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas, atuando posteriormente como docente do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS e como professor visitante no Departamento de Melhoramento Genético Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCAV/Unesp), campus Jabotibabal. Foi, ainda, zootecnista da Gensys Consultores Associados S C Ltda e consultor da Lagoa da Serra Inseminação Artificial Ltda.

Como professor universitário, orientou e co-orientou 25 acadêmicos, publicou dez livros e escreveu oito capítulos de livros. Também trabalhou no desenvolvimento de softwares aplicados ao melhoramento genético e foi membro das Sociedade Brasileira de Zootecnia, American Society of Animal Science, Biometric Society (RBras), Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal e do Permanent International Committee for WCGALP.

A experiência de Fries na área de Zootecnia teve ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos. O profissional atuou principalmente nos seguintes temas: Zootecnia, Melhoramento Genético, Melhoramento Genético de Bovinos de Corte, Registro de Performance, Medidas de Crescimento e Escores Visuais.