Quinta-Feira, 9 de julho de 2020
08-05-2020
CRMV-SP alerta sobre golpe que usa o nome do Ministério da Saúde

Texto: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) faz um alerta aos médicos-veterinários que efetuaram cadastro no programa “Brasil Conta Comigo - Profissionais de Saúde”, ação de enfrentamento ao Coronavírus do Ministério da Saúde (MS), sobre golpe e riscos de exposição de dados.

O Regional recebeu relato de uma médica-veterinária registrada em São Paulo, narrando que houve contato por telefone, em nome do MS, informando que haveria uma cerimônia de entrega de certificados do curso realizado on-line após o cadastramento.

Na ligação foram ditos corretamente nome completo e os números de CPF e de registro no CRMV-SP, com pedido de confirmação dos dados. Posteriormente, foi enviado um SMS com um código, sob a orientação de que a numeração fosse informada para a pessoa que usava o nome do MS, durante a ligação. No entanto, a médica-veterinária observou que se tratava de um código para que a conta de WhatsApp da profissional fosse instalada em outro telefone celular.

O CRMV-SP orientou a profissional a registrar um Boletim de Ocorrência junto à polícia. O Regional também levou o relato ao conhecimento do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que informou o MS sobre o ocorrido. De acordo com o Ministério, até o momento, não houve contato com médicos-veterinários inscritos na ação estratégica “Brasil Conta Comigo - Profissionais de Saúde”.

O que é real

O ministério efetua, realmente, dois tipos de chamadas telefônicas neste momento de pandemia da covid-19, causada pelo novo coronavírus: uma delas, para a população em geral, é uma ligação automática com perguntas sobre possíveis sintomas da doença; a outra, direcionada a inscritos na ação para profissionais de saúde, é feita aos que efetivamente serão convocados para o enfrentamento da doença. Essas chamadas são reais, porém, vêm sendo usadas como base para um golpe que, possivelmente, clona o WhatsApp do destinatário da ligação.

Como se proteger?

Para ter certeza de que é o ministério que está ligando, e não se trata de um trote ou golpe, confira se o número que aparece na tela do seu celular é 136 ou 0136. Qualquer outro número usando o nome do Ministério da Saúde é suspeito. E jamais repasse um código recebido por mensagem SMS para o número de WhatsApp de outra pessoa. Caso receba uma chamada solicitando esse tipo de envio, desligue imediatamente e registre um boletim de ocorrência.