Domingo, 25 de outubro de 2020
23-09-2020
CRMV-SP premia profissionais das áreas de Saúde Pública e Pesquisa

Dr. Marcelo Labruna, recebeu o Prêmio Moacyr Rossi Nilson (Pesquisa)

Dr. Hélio Langoni, recebeu o Prêmio Sebastião Timo Iaria (Saúde Pública)

Lúcia Gomes, recebeu a homenagem póstuma ao Dr. Olympio Geraldo Gomes

Hélio Langoni, Marcelo Bahia Labruna e Olympio Geraldo Gomes, foram os homenageados do ano

Pelo quarto ano consecutivo, o CRMV-SP laureou os profissionais que se destacaram na Medicina Veterinária. Foram entregues prêmios nas categorias de Saúde Pública (Prêmio Sebastião Timo Iaria), Pesquisa (Prêmio Moacyr Rossi Nilson) e uma homenagem póstuma.

O Prêmio Sebastião Timo Iaria foi entregue ao médico-veterinário sanitarista e professor titular aposentado da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Hélio Langoni, e o Prêmio Moacyr Rossi Nilson, ao parasitologista e professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Bahia Labruna.

A premiação faz parte das atividades da 4ª Semana do Médico-veterinário, que ocorreu entre os dias 8 e 11 de setembro, em formato digital, e discutiu sobre as novas perspectivas para a Medicina Veterinária. “É importante reconhecer os colegas, pois eles são exemplos para toda a classe", disse o presidente do Regional, Mário Eduardo Pulga.

Os prêmios são entregues anualmente no mês de setembro, em comemoração ao Dia do Médico-veterinário. Os profissionais homenageados são indicados por meio de pesquisa e análise curricular. O processo de seleção é feito pela Comissão de Avaliação e Julgamento do CRMV-SP e os nomes finais, aprovados em reunião plenária.

Prêmio Sebastião Timo Iaria

Especializado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo (USP) e doutor em Virologia pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover-Alemanha, Langoni tem experiência em Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em zoonoses e Saúde Pública.

“Agradeço imensamente aqueles que se lembraram do meu nome para este prêmio. Sou grato ao carinho dos meus alunos, da minha família e a Deus, por ter me dado saúde para que eu pudesse desenvolver o meu trabalho com seriedade e amor”, comemora o professor titular aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp.

Prêmio Moacyr Rossi Nilson

Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pela USP, Labruna desenvolveu diversos estudos de sistemática de carrapatos, os quais proporcionaram a reclassificação taxonômica e a descrição de mais de dez novas espécies.

parasitologista

Pesquisou, ainda, infecções experimentais de animais domésticos e silvestres como agentes causadores de febre maculosa. “Dedico essa homenagem a todos os colegas e parceiros de pesquisas. Sou grato por tal reconhecimento e imputo-me uma responsabilidade profissional ainda maior”, afirma o pesquisador.

Homenagem póstuma

O Conselho também prestou homenagem póstuma ao médico-veterinário Olympio Geraldo Gomes, falecido no dia 10 de julho de 2020. Gomes foi gestor da Junta Governativa Interina da autarquia durante os anos de 1984 a 1988. Uma das principais bandeiras levantadas por Gomes foi a de fortalecer a Medicina Veterinária no Estado.

Sua intenção era estreitar a distância entre o Conselho e os profissionais e, para isso, não poupava esforços em caravanas pelo interior para debater temas de interesse da classe. Em 2019, já com a saúde debilitada, Gomes foi homenageado durante cerimônia em celebração aos 50 anos do Regional, sendo representado pelo filho, Ricardo Gomes.