Sexta-Feira, 30 de outubro de 2020
09-10-2020
Matheus Paranhos Costa recebe prêmio de zootecnista do ano

Ascom/CRMV-SP



Homenagem é um reconhecimento à sua atuação em favor do engrandecimento da Zootecnia e serviços prestados à sociedade

O zootecnista Mateus José Rodrigues Paranhos Costa, professor adjunto no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é laureado pelo CRMV-SP na terceira edição do Prêmio Luiz Alberto Fries.

A congratulação é um reconhecimento à atuação do profissional em favor do engrandecimento da Zootecnia e, especialmente, do Bem-estar Animal. “O professor Paranhos é referência na área e muito tem contribuído para solucionar problemas práticos de manejo. Ele merece nossas homenagens”, afirma o presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga.

Especialista em Comportamento Animal pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Bem-estar Animal pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), atua com bem-estar de animais de produção desde os anos 1980 e foi apontado quatro vezes pela Revista Dinheiro Rural, como um dos 100 mais influentes do agronegócio brasileiro.

“A premiação do CRMV-SP representa o reconhecimento da classe. Me sinto feliz e honrado com a homenagem, que valoriza não apenas o meu trabalho pessoal, mas de toda uma equipe de zootecnistas, médicos-veterinários, biólogos e agrônomos que atuam com fidelidade aos princípios de respeito a todos os seres vivos”, afirma Costa.

Profissional de destaque

Foi convidado para atuar como pesquisador visitante na Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma (Itália), e para ser membro do Comitê de Bem-estar Animal e Educação da Unidade de Bem-estar Animal da Diretoria Geral de Saúde e Atenção ao Consumidor da União Europeia, em Bruxelas (Bélgica).

“Estes convites foram feitos com base no reconhecimento do bom trabalho que estava sendo realizado pelo grupo de pesquisa da Unesp-Jaboticabal, principalmente em função do desenvolvimento de pesquisadas aplicadas e a implementação de atividades de extensão, que possibilitou levar os resultados obtidos a os produtores”, diz Costa.

Prêmio Luiz Alberto Fries

O Prêmio Luiz Alberto Fries é entregue anualmente no mês de maio, e os profissionais homenageados são indicados por meio de pesquisa (realizada durante dois meses) e análise curricular. O processo de seleção é feito pela Comissão de Avaliação e Julgamento do CRMV-SP e os nomes finais aprovados em reunião plenária.

Por conta da pandemia de Covid-19, a premiação foi adiada, com a esperança de que fosse possível realizar a cerimônia solene, entretanto, devido ao panorama nacional, optou-se por dar seguimento à escolha do profissional do ano, sendo a entrega realizada por conselheira do CRMV-SP que atua na mesma instituição de Costa.

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.