Sexta-Feira, 27 de novembro de 2020
19-11-2020
Homeopatia Veterinária: qualidade de vida e bem-estar aos animais

Terapia reconhecida pelo CFMV está em expansão nos últimos anos

Maior qualidade de vida e bem-estar aos animais. Esses são dois dos principais focos da Homeopatia Veterinária, uma das especialidades que mais cresce no Brasil e uma das primeiras a ter o reconhecimento do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por meio da Resolução nº 625/95.

Em 21 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Homeopatia, data criada com o objetivo de homenagear a instauração da técnica no Brasil e também para disseminar informações sobre os benefícios do tratamento, além de desmistificar a especialidade como uma terapia alternativa ou complementar.

“A homeopatia é uma terapêutica a ser escolhida pelo profissional médico-veterinário, pois é reconhecida como especialidade. Além de ser utilizada em cães e gatos, também encontramos sua aplicação em aves e animais selvagens e de produção”, explica Fabio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Homeopatia Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CTHV/CRMV-SP).

A médica-veterinária Cideli de Paula Coelho, integrante da mesma comissão, destaca os amplos benefícios da Homeopatia Veterinária. “A homeopatia é uma terapêutica que consegue tratar problemas físicos e comportamentais. Por trabalhar o animal como um todo, o ajuda a adoecer menos e a viver com qualidade de vida. Quando a enfermidade não tem cura, diminui os sinais clínicos e amplia o bem-estar”, avalia.

Eficácia comprovada

Apesar do reconhecimento da especialidade, ainda há algum mitos em torno da homeopatia, como por exemplo, o chamado efeito placebo. “Trabalho há mais de 20 anos com a especialidade. Posso citar trabalhos em granjas onde as galinhas têm sua imunidade modulada pela Homeopatia”, afirma Cideli.

Para a médica-veterinária Talita Thomaz Nader, que também integra a CTHV/CRMV-SP, o uso em animais comprova a eficácia da terapêutica. “A Medicina Veterinária rompe com esse paradigma, demonstrando os efeitos claros nos animais. Eles não podem ser sugestionados, portanto, atribuímos o efeito exclusivamente ao uso dos medicamentos homeopáticos”, complementa.

Crescimento e expansão

De acordo com Manhoso, a área vem crescendo principalmente porque a sociedade está cada vez mais aberta às novas terapias. “A população começa a despertar para as questões mais naturais e a buscar uma terapêutica que não seja tão invasiva para os seus animais”, diz o presidente da Comissão Técnica.

Para Talita, é notável o surgimento de uma demanda cada vez maior por profissionais “até por parte da indústria homeopática que produz esses medicamentos para uso veterinário, gerando novas possibilidades de trabalho no desenvolvimento de produtos e também na área comercial”.

Especialidade

A Homeopatia Veterinária é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) como especialidade desde 1995, mas somente em 2000 houve a habilitação da Associação Médico-veterinária Homeopática Brasileira (AMVHB) para realização da prova para título de especialista. Desde então, já foram reconhecidos títulos de 25 profissionais, dos quais 12 estão vigentes, sendo quatro em São Paulo.

Segundo Cideli, a procura dos tutores pelo tratamento homeopático fez com que aumentasse “o número de médicos-veterinários querendo se especializar”. Para isso, os profissionais precisam fazer a prova de título da AMVHB e homologar a documentação no conselho regional do estado em que atua.

 
 
             

Rua Vergueiro, 1753/1759 - 4° e 5° andares -
Vila Mariana - São Paulo
Cep: 04101-000 - SP   [Mapa]

Fone: (11) 5908 4799 - Fax: (11) 5084 4907
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

   
 
Copyright 2006-2009 © CRMVSP. Todos os direitos reservados.